Desporto

700 atletas estiveram em Querença no AXT- Algarve Xtreme Trail

 
Querença recebeu cerca de 700 atletas no passado dia 28 de janeiro, numa das maiores provas de trail running realizada no Algarve, o AXT- Algarve Xtreme Trail

A Algarrunners, Associação Desportiva de Corrida do Algarve, foi responsável pela organização da 2ª edição da prova, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, Junta de Freguesia de São Clemente – Loulé e Junta de Freguesia de São Sebastião, entre outras empresas que patrocinaram o evento. 
 
Participaram atletas de todos os quadrantes do Algarve, também do Alentejo, da zona da grande Lisboa, e de outras nacionalidades, nomeadamente espanhóis, holandeses e ingleses.
 
Sob o lema #LovePower, o Trail de 31 kms e o Trail Sprint (18 kms), para além da caminhada com 10 kms, (esta numa vertente não competitiva), teve Querença como ponto de partida e chegada. 
 
O Algarve Xtreme Trail nas duas distâncias competitivas integrou a Taça Alengarve Trail 2024 (TAT). O Trail foi ainda uma prova do Circuito de Trail Longo do Algarve 2024 da Associação de Atletismo do Algarve, e do Circuito Nacional de Trail ATRP (Associação de Trail Running de Portugal). O Trail Sprint integrou o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP.
 
Os vencedores da prova de Trail foram Roberto Baião (Clube Desportivo de Espite), que revalida o título de 1º da geral absoluta, Tiago Cortes (Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira) e Joel Silva (Grupo Desportivo Alcoutim-Trailruners).
 
Na vertente feminina, Patrícia Serafim do Clube Desportivo Areias de São João sagrou-se vencedora da geral feminina, sendo secundada por Tânia Capuchinho (Barrancos FC/Biogado) e por Ana Ramos da Casa do Benfica de Almodôvar.
 
Já na prova competitiva mais curta (Trail Sprint), Paulina Polak (Club Trail Ultreya) foi a vencedora, enquanto o jovem atleta Tiago Vieira (BigK / Fátima Trail Team), foi o vencedor da geral absoluta.
 
Já a pensar na 3ª edição, a organização anunciou a data da próxima edição, a 26 de janeiro 2025.