Dicas

7 profissões de futuro

É elementar reconhecer que a tecnologia vai determinar grande parte das profissões do futuro.
É elementar reconhecer que a tecnologia vai determinar grande parte das profissões do futuro.  
Foto - Freepik
As profissões que vão ser bem-sucedidas no futuro são as que têm a ver com a satisfação das novas necessidades e problemas do mundo.

É um facto que a nossa sociedade está a evoluir a um ritmo frenético e que, o que é verdade hoje pode não ser daqui a alguns meses ou poucos anos, no entanto, os especialistas apontam algumas profissões que, em função da evolução, podem vir a ser melhor remuneradas e com mais procura no mercado de trabalho.
 
É elementar reconhecer que a tecnologia vai determinar grande parte das profissões do futuro, pelo que, inevitavelmente, essa área será uma forte aposta para quem está a planear a entrada no mundo profissional.
 
Também existem profissões tradicionais que podem obter uma maior importância, já que podem responder aos novos estilos de vida e às novas prioridades, mas é natural que se adaptem aos novos tempos e exigências.
 
Assim, muitos entendidos nesta matéria apontam sete profissões que podem ser bem-sucedidas nos próximos cinco anos:
 
1. Criador de aplicativos
 
Todas as atividades, numa velocidade cada vez maior, vão necessariamente  migrar para o mundo virtual. É preciso que os aplicativos sejam cada vez mais simples e seguros, bem como adaptáveis e funcionais para diferentes dispositivos.
 
Um criador de aplicativos terá muitíssimo trabalho nos próximos anos. Estes devem ser profissionais muito adaptáveis, pois a mudança será constante. Este trabalho é realizado por engenheiros de software, ou por quem estuda engenharia da computação, de sistemas, ou possui formação profissional em desenvolvimento de aplicativos.
 
2. Piloto de drones
 
Uma das profissões que vai estar em alta durante os próximos anos é a de piloto de drone. Não vai demorar muito para que todos os serviços de entrega sejam prestados através deste meio e, em poucos anos, o transporte de passageiros também vai acontecer dessa forma.
 
Os táxi drones e os volocópteros não vão demorar a aparecer e a ganharem popularidade, por isso, uma pessoa que tenha conhecimento sobre o assunto será muito solicitada a curto e médio prazo. Esta tendência aplica-se a pilotos, mas também a mecânicos e especialistas em sistemas de navegação.
 
3. Engenheiro agroalimentar
 
É muito provável que, nos próximos anos, vejamos grandes desenvolvimentos nas tecnologias de alimentação. As condições do planeta, incluindo as mudanças climáticas, a desertificação de algumas regiões e o aumento da população, entre outras, vão colocar a questão alimentar no centro das atenções.
 
Um engenheiro agroalimentar será fundamental nos próximos anos por ser um profissional capacitado para  produzir e conservar alimentos, aspectos que terão cada vez mais intervenções na genética da produção.
 
4. Assistente social
 
Os serviços sociais serão cada vez mais solicitados,  justamente porque a tecnologia ameaça contribuir para o aumento do desemprego. Se o sistema continuar a funcionar como o conhecemos, a desigualdade social e a concentração de riqueza serão cada vez mais notórias. Assim, esse contexto poderá tornar o trabalho destes profissionais muito mais valorizado e requisitado, seja nos organismos públicos ou privados.
 
5. Fisioterapeuta
 
A fisioterapia é uma profissão tradicional que atualmente se encontra em alta e continuará assim por muito tempo. Uma das razões para isso tem a ver com o envelhecimento generalizado da população. Seguindo esta tendência, é provável que haja uma grande proporção de idosos no mundo a necessitar de cuidados de saúde.
 
Além disso, as atividades profissionais são cada vez mais sedentárias, o que provoca uma infinidade de problemas musculares, ósseos e circulatórios, o que dará lugar a muitos pedidos de apoio a fisioterapeutas.
 
6. Designer de jogos
 
Os videojogos chegaram e vão permanecer, estendendo-se, inclusive a um número cada vez maior de pessoas e de profissões. Segundo os entendidos, os videojogos tendem a ser utilizados como método de ensino, por exemplo, como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, para além de virem a ser muito úteis em várias formações e profissões. Neste sentido, um designer de videojogos terá certamente muitos desafios pela frente e muitas oportunidades de trabalho numa área que tem evoluído a um ritmo alucinante e que assim deverá continuar.
 
7. Engenheiro industrial
 
Outra das profissões de muita tradição que também possui um forte potencial é a da engenharia industrial, isto porque a tecnologia e as suas aplicações promovem novas formas de produzir, trabalhar e distribuir, sendo de sublinhar a automatização da produção que  exige profissionais desta área. Aqueles que se especializarem em áreas como a nanotecnologia e a robótica, dois campos que vão dominar o futuro, terão ainda mais oportunidades de trabalho e de carreira.
 
Segundo os entendidos, há muitas outras profissões que vão surgir tendo em conta as necessidades do mercado e a evolução do mundo, sem esquecer que, outras vão ser alteradas, ainda outras vão dar lugar a novos postos de trabalho, sendo de evidenciar também as profissões que se vão manter pelas necessidades como é o caso dos psicólogos que serão um importante suporte num tempo em que aumentam os problemas mentais.
 
Os médicos também vão continuar no topo das profissões de futuro com todos os desafios que o tempo tecnológico acarreta e exige, mas muitas profissões outrora realizadas manualmente, vão necessariamente conhecer transformações e ajustes impostos pela evolução, defendem os especialistas nesta matéria.
 
Fátima Fernandes