Sociedade

65 câmaras vigiam espaço público de Albufeira

Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)
Foto - Rui Gregório (CM Albufeira)  
A cerimónia de inauguração do sistema de videovigilância de Albufeira decorreu nas instalações do Destacamento Territorial de Albufeira da Guarda Nacional Republicana (GNR), na passada segunda-feira. São 65 câmaras instaladas na cidade, que já se encontram a funcionar desde o final de 2024, cerca de cinco anos após a assinatura de um protocolo entre o Município e a GNR.

As câmaras instaladas no espaço público permitem a captação e gravação de imagens em locais como a Avenida Sá Carneiro e a zona baixa da cidade, bem como nas rotundas do Inatel, das 3 Palmeiras, do Globo e dos Descobrimentos.

Durante a cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, referiu que “o objetivo é que o crime não aconteça, sendo que a grande vantagem destas câmaras é promover a sua dissuasão”. O edil relembrou que “a segurança tem sido uma prioridade permanente deste executivo, que luta desde o mandato anterior para que pudéssemos chegar até este momento de inauguração do novo sistema de videovigilância”.

Para José Carlos Rolo, “não é justo calcular a taxa de incidência de crimes em Albufeira com base na população residente, uma vez que o número de visitantes ultrapassa as 500 mil pessoas durante a época alta”. Para o presidente do executivo municipal, “também não é rigoroso considerar crimes de gravidade distinta de igual forma na contabilização desta taxa”.

O edil fez questão de recordar que “Albufeira é um destino seguro”, e referiu que, embora “o sentimento de insegurança não seja positivo, esperamos que o sistema de videovigilância contribua para trazer mais tranquilidade ao dia-a-dia do concelho”.