Dicas

6 hábitos que o seu filho deve adquirir antes de chegar à adolescência

 
Na posição dos especialistas em comportamento humano, há um conjunto de hábitos que os pais devem ajudar a desenvolver nos filhos antes que estes cheguem à adolescência.

A questão é simples, sendo esse período de muitas alterações físicas e emocionais, é importante que o jovem adquira competências para que ultrapasse com maior facilidade essa fase.
 
Está provado que, jovens que têm alguns hábitos diários em casa e em família, passam pela adolescência de forma mais tranquila e saudável, por isso, deixamos-lhe estas linhas de orientação, sem esquecer a importância de os pais assumirem que os filhos cresceram e que já não podem arrastar as rotinas da infância.
 
1.Trabalho e tarefas escolares
 
Desde que entra no 1º ciclo, o seu filho irá deparar-se com mais responsabilidades escolares e momentos sociais a que quer dar resposta, por isso, é fundamental a organização. Assim, desde muito cedo, os pais devem comprar um quadro para afixar no quarto onde a criança/jovem  possa colocar o seu horário escolar e fazer um calendário para anotar as datas importantes, como sendo, os testes, os trabalhos de grupo, os aniversários dos colegas, entre outras atividades. O tempo de estudo deve fazer parte dos hábitos diários, tal como os momentos de lazer.
 
2.Despertador
 
É natural que os pais acordem os filhos de manhã e que os ajudem a despachar-se para irem para a escola, no entanto, é importante que, à medida em que a criança possa assumir essa responsabilidade, que seja ela a controlar as horas para fazer isso. Ofereça um despertador ao seu filho e motive-o para que se levante sozinho. Este é um passo muito importante e um hábito que deve ser adquirido antes que ele chegue à adolescência, pois assim saberá assumir algumas responsabilidades. De manhã, a criança/jovem deverá organizar-se de forma a fazer a sua higiene pessoal, vestir-se, arrumar o quarto e ir para a mesa tomar o pequeno almoço. Lembre-se de que, esta atividade matinal vai marcar o compasso do dia e tornar o seu filho proativo.
 
3.Mais desporto e menos tecnologia
 
É evidente que não podemos retirar os equipamentos tecnológicos aos nossos filhos, mas desde cedo, estes devem aprender a utilizá-los com moderação, ou seja, dentro de um tempo estabelecido para esse efeito. Assim, incentive o seu filho a praticar uma atividade desportiva, a fazer algo que lhe dê prazer e a cumprir o tempo recomendado para os ecrãs.
 
4.Leitura
 
O hábito de ler deve ser construído desde muito cedo. Por norma, os pais contam uma história quando as crianças são mais pequenas e, quando os filhos aprendem a ler, começam a ser eles a contar as histórias. Esse é um hábito muito importante e que deve ser estimulado também na adolescência para que se prolongue até á idade adulta. Tenha em mente que, uma criança ou jovem que adquire o hábito da leitura, torna-se mais criativa, escreve e interpreta muito melhor e desenvolve uma boa cultura geral, por isso, desperte o gosto pela leitura e surpreenda-se com os resultados, sobretudo quando é preciso apresentar um trabalho em público ou perante a turma.
 
5.Reunião familiar
 
É fundamental que a família se reúna pelo menos numa das refeições do dia e com tempo para conversar. Normalmente o jantar é o espaço de tempo mais adequado e deve ser aproveitado para que cada um fale do seu dia, dos seus problemas, conflitos com colegas, conquistas e tudo o que se queira partilhar com os pais. Este espaço é muito importante também para manter o vínculo familiar.
 
6.Ajuda nas tarefas domésticas
 
Desde muito cedo, devemos incentivar as crianças a ajudar nas tarefas domésticas e a saberem  resolver pequenos problemas. Segundo os especialistas, é também importante que a criança/jovem não esteja à espera que os pais lhe façam tudo, pelo que deve ser habituada a realizar aquilo que é próprio para a sua idade. Fazer a cama, arrumar os brinquedos podem muito bem ser das primeiras responsabilidades da criança. Depois, à medida em que vai desenvolvendo mais competências, poderá fazer o pequeno almoço para a família, arrumar a mesa, lavar a louça, preparar um lanche e daí por diante. Todos estes hábitos devem ser incutidos antes da adolescência para que a independência seja uma realidade.
 
Já sabe, não custa nada criar um modelo saudável de desenvolvimento, é preciso paciência, motivação, carinho e muito diálogo. Explique ao seu filho a importância destes hábitos e verá que tudo é mais fácil, boa sorte!
 
Fátima Fernandes