Foi a bordo de duas embarcações que duas dezenas de empreendedores e mais de meia centena de parceiros e investidores tiveram a oportunidade de fomentar a sua rede de contactos e de gerar negócio, na 4ª edição do Net Me Up.
A iniciativa que visa apoiar e alavancar empreendedores e startups ligadas ao Turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, a aceder a investidores, parceiros, mentores e potenciais clientes, a bordo de uma embarcação, já recebeu nas quatro edições 159 candidaturas, 163 empreendedores e 96 projetos.
O Net Me Up é uma iniciativa promovida pelos Territórios Criativos, com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a AlgarExperience, a Algarve SunBoat Trips e o GEN Portugal. Foram, ainda, parceiros estratégicos a Startup Albufeira, a StartUp Barreiro e a StartUp Portimão.
Já em terra, os 6 melhores projetos apresentaram os seus pitches, onde a Eucoom – que está a revolucionar os meios de pagamento digitais, saiu vencedora, com 2 mil euros. Também a VybMe Sport – um sistema háptico (braceletes e app), como adicional sensorial à visão e audição, aplicado a atividades autoguiadas em outdoor – e a Portugal by Food – um marketplace que quer ser a comunidade de produtores portugueses em cada região de Portugal, subiram ao pódio. Os três vencedores irão, ainda, usufruir de 6 meses de incubação com os Territórios Criativos, empresa de consultoria, formação, inovação e apoio à gestão com sede em Sacavém.
O júri foi constituído por Antónia Correia (professora na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve), Fátima Catarina (Vice-presidente da Região de Turismo do Algarve), Paula Vicente (diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), Rui Braga (Vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro), Teresa Fiúza (Vice-presidente da Portugal Ventures) e Sérgio Guerreiro (diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal).
Para Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, “iniciativas como esta têm a dimensão de gerar negócio”. A bordo das embarcações, tiveram lugar várias talks inspiradoras de entidades ligadas ao setor do Turismo. “Acreditar e inovar ajuda a ultrapassar as crises. Precisamos de inovação para continuarmos a ser líderes, a nível mundial” defendeu Sérgio Guerreiro, diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal.