Durante os dois dias do festival, residentes e visitantes são convidados a (re)descobrir uma seleção de açoteias normalmente inacessíveis ao público por serem espaços privados ou reservados a funções técnicas dos edifícios. Estes locais estarão, excecionalmente, abertos e preparados para proporcionar experiências intimistas, com capacidades que variam entre 2 e 100 pessoas e vistas apelativas sobre a cidade de Faro e a Ria Formosa.
Organizado pela Câmara Municipal de Faro, em parceria com o Teatro Municipal de Faro e a Ambifaro, e a colaboração de diversas entidades e associações, o “Açoteia Faro Rooftop Festival” apresenta uma programação com mais de 200 atividades distribuídas por mais de 30 açoteias no centro da cidade.
Samuel Úria, Carolina Torres, Tio Jel e Ricardo Ribeiro serão alguns dos artistas presentes nesta 4º edição, com atuações ao vivo, assim como DJ sets, concertos de artistas e bandas regionais A programação inclui também performances, teatro, poesia, exposições artísticas, workshops, experiências gastronómicas, sensoriais, sonoras e audiovisuais.
Entre as experiências inéditas desta edição, o Município de Faro destaca uma celebração espiritual nas alturas da Igreja do Carmo, onde também ocorrerá observação astronómica das estrelas; a proposta da Galeria Arco: “Another Way To Touch The Fruit”, uma fusão de gastronomia e música, o espaço participativo “Vem Tocar Blues Connosco” no Faro Boutique Hotel, aberto a todos os amantes deste género musical que queiram partilhar os seus dotes artísticos ou uma sessão de cinema ao ar livre às 4h00 da madrugada, seguida de pequeno-almoço algarvio às 6h00, na Fábrica da Cerveja.
Outra novidade desta edição é a participação do Moto Clube de Faro, que abre as portas da sua sede para acolher artistas e convidados especiais, sendo também palco para emissão do podcast “Algarve ao Vivo”.
A programação inclui ainda as “Açoteia Talks”, promovidas pela Câmara Municipal de Faro com apoio da Associação Faro 154 e curadoria da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Algarve. As quatro conversas (duas em cada dia do festival) decorrem no Tília Hostel, ao início da tarde, e contam com oradores nacionais e internacionais que irão debater temas atuais sobre as cidades.
O bilhete diário tem um custo de 5€ por pessoa e pode ser adquirido à entrada das açoteias programadas.
A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos (inclusive). Jovens com menos de 16 anos apenas podem entrar acompanhados por um adulto.
Ver programa completo em: https://www.acoteia.pt