Rui Costa, diretor da prova, lembrou que o Cross Internacional das Amendoeiras é o único evento em Portugal que integra o circuito mundial de corta-mato, reunindo os melhores atletas internacionais e nacionais do SL Benfica, SC Portugal e SC Braga, onde não faltará Isaac Nader, campeão do mundo, ou Rui Pinto, José Carlos, assim como as atletas Salomé Afonso e Patrícia Silva, entre outros de referência nacional. "No ano em que Albufeira é Cidade Europeia do Desporto, o Cross das Amendoeiras está ligado à Associação de Atletismo do Algarve, à Federação Portuguesa de Atletismo, à Associação Europeia de Atletismo, que faz parte da Taça dos Clubes Campeões Europeus, e à Associação Internacional de Atletismo, que gere o atletismo a nível mundial", realçou.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, falou do Cross Internacional das Amendoeiras como "uma prova mítica, que marca quem lá corre ou por quem lá passa, deixando boas memórias, não só aos vencedores, mas a todos os atletas que nela participam". O responsável sublinhou a realização deste e de outros eventos que se realizam durante a época baixa, "pelo contributo que trazem e para aquilo que é o combate à sazonalidade e o que essa estratégia representa para a dinâmica da economia local na região". André Gomes registou que, neste momento, o Algarve está com a taxa de sazonalidade mais baixa de sempre da sua história e para isso muito contribuem este tipo de eventos que acontecem fora da época alta.
Para o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Francisco Chumbinho, o apoio do Município de Albufeira tem permitido realizar com a associação e a federação "esta competição com história", recordando que já passaram pela pista das Açoteias 14 Taças dos Clubes Campeões Europeus.
Jorge Carmo, Vice-presidente da autarquia de Albufeira, disse que a prova das "sapatilhas douradas" é reconhecida a nível internacional e "que nos orgulha muito receber um evento desta natureza", numa fase em que Albufeira se prepara para ser Cidade Europeia do Desporto. O autarca realçou o facto de a marca Albufeira voltar a ser vista no "mundo inteiro" e de haver um momento de homenagem ao professor Artur Lara Ramos, antigo presidente da Associação de Atletismo do Algarve, que faleceu em dezembro do ano passdo.
Refira-se que o Cross Internacional das Amendoeiras será transmitido em direto pela RTP.