Sociedade

400 jovens de Faro contribuíram para manifesto com prioridades e propostas para a juventude

 
Cerca de 400 jovens de Faro foram ouvidos entre 2023 e 2024, cujos resultados deram lugar ao “Manifesto: Prioridades e Propostas dos Jovens de Faro”, que apresenta as opiniões e as propostas dos jovens para Faro, soluções para os desafios urbanos, a caracterização da forma como participam, e recomendações para promover a participação jovem.

A Contextos - Cooperativa para o Desenvolvimento e Coesão Social CRL, sediada em Faro, coordenou as atividades, no âmbito do projeto “Designing Dialogue”, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, e realizado em colaboração com os cursos de Educação Social e Sociologia da Universidade do Algarve.
 
Foram utilizadas metodologias participativas, realizadas na Universidade do Algarve, e foi aplicado um inquérito online que obteve respostas de 192 jovens entre os 14 e os 30 anos residentes, estudantes e trabalhadores no concelho. Os resultados do projeto resultaram no manifesto que foi entregue ao Município de Faro e apresentado na Direção Regional do IPDJ no âmbito da visita da missão do Conselho da Europa para a melhoria e consolidação da estratégia do trabalho com e para os jovens.
 
“Este manifesto não termina com a sua leitura; pelo contrário, é um ponto de partida para a ação,” afirma Jorge Machado, fundador e diretor executivo da Contextos. “Esperamos que sirva como um guia inspirador para os jovens, organizações de juventude, o Município de Faro e todos os stakeholders interessados em promover uma maior e melhor participação dos jovens nos processos de decisão local.”
 
As áreas mais importantes registadas pelos jovens foram a habitação (79,7%), educação (69,3%), espaços verdes e arborização urbana (65,1%), serviços relacionados com a saúde (63%), transportes públicos (60,9%), acessibilidade pedonal (passeios, rampas, etc.), (59,4%), inclusão e apoio social (55,7%), espaços de lazer, atividades e eventos (51,6%,) e atividades culturais e artísticas (51%). 
 
Desde 2021, que a Contextos tem uma parceria com a Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (ESEC UAlg) onde tem colaborado com o curso de Educação Social.