Marina Lourenço, Florindo Pinheiro Figueiredo, Rita Cardoso e Gabriel Albuquerque receberam, esta terça-feira, um louvor da Câmara Municipal de Loulé como reconhecimento pelos títulos conquistados e pelo percurso desportivo realizado ao longo do ano de 2023.
Em nota divulgada, lê-se que o autarca Vítor Aleixo considerou que: “Loulé e os louletanos têm orgulho nos vossos êxitos desportivos. Fazemos votos que continuem nessa trajetória de vitórias!”.
Atleta do Louletano Desportos Clube na modalidade de Powerlifting, em 2023 Marina Lourenço sagrou-se campeã nacional de Supino e Deadlift no escalão de Master III, e campeã mundial de Deadlift, no Campeonato do Mundo de Powerlifting, que se realizou em Manchester, em novembro passado.
Do mesmo clube e da mesma modalidade, Florindo Pinheiro Figueiredo é um atleta de craveira mundial há largos anos. Sagrou-se campeão nacional de Supino nas categorias de -100kg e -90kg. Foi por diversas vezes, campeão internacional, destacando-se o facto de ter alcançado o record do mundo de Supino na categoria Master 2 com 242,50kg, no Campeonato do Mundo realizado na Finlândia, em 2019. Em Inglaterra, em novembro passado, sagrou-se campeão mundial de Supino na categoria de -90kg Master 2, no Campeonato do Mundo.
Há poucos meses, o nome de Rita Cardoso foi destaque na imprensa e nas redes sociais. A atleta da Ginástica Clube de Loulé, na modalidade de Tumbling, sagrou-se campeã mundial no grupo de idades 11-12 anos, no Campeonato do Mundo que se realizou em Birmingham, em novembro de 2023. Começou a praticar ginástica em 2017, com 5 anos, tendo vencido vários torneios nas modalidades de Acrobática e Tumbling. No ano de 2023, foi campeã nacional de Tumbling no escalão de iniciados, e classificou-se no pódio em várias competições internacionais. É uma das atletas convocadas para o Campeonato do Mundo de Juniores e Seniores, que irá decorrer em Guimarães, em abril de 2024.
Finalmente, em Trampolins, Gabriel Albuquerque, que representa a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, é hoje uma das referências nacionais e internacionais na modalidade. Sagrou-se campeão do mundo por grupos de idade Trampolim Individual, nos anos de 2019, 2021 e 2022. Foi distinguido pela Federação Portuguesa de Ginástica com a atribuição da Medalha de Bons Serviços e Prémio de Atleta do Ano em Trampolim Individual no ano de 2023. Gabriel integra a Seleção Nacional Sénior de Trampolim Individual, fazendo parte do processo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 (Guimarães), e para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Segundo a autarquia, o voto de louvor a estes quatro atletas foi aprovado em reunião de câmara realizada na passada segunda-feira, 5 de fevereiro, “pelos excelentes resultados obtidos em 2023 e que muito honram e dignificam o Município de Loulé”.
Refere a mesma publicação que, no concelho de Loulé existem neste momento 58 clubes e associações desportivas e 4500 atletas. Para este ano, o município tem inscrito no Programa de Apoio Desportivo 2 milhões de euros, um aumento de 200 mil euros relativamente a 2023.
Vítor Aleixo destacou ainda o novo Pavilhão Multiusos de Almancil, uma obra no valor de mais de 13 milhões de euros, que será brevemente inaugurada.