A 4ª edição do Simpósio Internacional de Pintura de Portimão vai ser marcada pela relação entre os jovens e a cidade, numa troca de ideias e experiências a pintar, entre 11 a 16 de março no ‘hall’ do auditório do Museu de Portimão, entre as 9h30 e as 18h00.
Esta edição convida à exploração do tema “O Jovem e a Cidade”, atraindo ao Museu de Portimão quatro jovens artistas internacionais, de diversas culturas, para interpretarem temas relacionados com as paisagens urbanas.
Integrada nas comemorações do Centenário da Cidade e no Março Jovem, a edição de 2024 deste simpósio vai contar com a participação do mongol Od Khan, da espanhola Maria Dolores Gallego, do chinês Tiln Luo e do sírio Ribal Abdul Hamid.
A criatividade destes jovens artistas vai inspirar-se na cidade centenária de Portimão, "assente na diversidade da ocupação humana e respetivo desenvolvimento, sustentabilidade, sociedade e valores culturais, em permanente mutação", descreve a autarquia em nota de imprensa.
Ao longo de seis dias, será desenvolvida uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto, não só entre os pintores envolvidos, mas também aberto à comunidade interessada, que é encorajada a participar e usufruir do simpósio.
O evento vai encerrar com a inauguração de uma exposição de pintura coletiva, em resultado dos trabalhos criados pelos quatro artistas, marcada para as 17h00 de 16 de março no ‘foyer’ no Museu de Portimão, com um momento musical, através de sunset à beira-rio protagonizado pelo pintor, e também DJ, Ribal Abdul Hamid.
A iniciativa é produzida pela Associação Cultural Cuneo Sularte, sob curadoria de Arlindo Arez, em parceria com o Museu de Portimão, contando com o apoio institucional do município.