Economia

3º Encontro de Laboratórios Colaborativos acontece na UAlg

A Agência Nacional de Inovação (ANI) está a organizar a terceira edição do Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos (CoLAB). O evento vai decorrer na Universidade do Algarve, no Campus da Penha, entre os dias 6 e 7 de dezembro, e terá transmissão via live streaming através do canal de Youtube da ANI.

PUB
Atualmente, a rede é composta por 35 CoLABs, tendo sido recentemente reconhecidos seis novos laboratórios colaborativos. Segundo a Agência Nacional de Inovação, esta rede já contribuiu diretamente para a criação de 639 postos de trabalho altamente qualificados, o que responde a 107% do objetivo definido para 2022. Destes, 32% têm doutoramento, 56% mestrado e 12% licenciatura.
 
Os CoLABs têm interação com cerca de 295 entidades: 173 empresas e 122 entidades não empresariais, incluindo instituições de ensino superior, laboratórios e associações.
 
O 3.º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos pretende debater a evolução das atividades dos CoLABs e a sua integração na dinâmica das realidades regionais, durante a transição para um novo ciclo de financiamento no âmbito do Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PRR). No evento serão apresentados os principais resultados obtidos durante 2021 e os highlights da rede nacional de CoLAB.
 
Estarão presentes Joana Mendonça, Presidente da ANI, Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), João Mendes Borga, Membro da Direção da ANI, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve e a participação de um vasto leque de empresas, decisores políticos e peritos nacionais e internacionais.
 
No evento serão debatidos diversos temas como os desafios da população cada vez mais envelhecida, a transformação digital, a crise energética, a economia circular com novos modelos de negócio para um futuro sustentável, as perspetivas portuguesas dos CoLAB e a plataforma da Missão de Interface, entre outros.
 
A ANI é a entidade que acompanha a implementação da agenda de investigação e inovação de todos os CoLABs. O processo de reconhecimento dos Laboratórios Colaborativos é assegurado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.