Uma colónia de cerca de 3 mil indivíduos construiu perto de 800 ninhos com ovos, eclodindo cerca de 550 jovens flamingos, numa das salinas da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, propriedade da Compasal, dona da Salina do Cerro do Bufo.
PUB
Segundo comunicado do Instituto de Conservação da Natureza a Florestas I.P, esta nidificação e o seu resultado positivo, poderão ser confirmados no próximo ano e tornar-se uma situação recorrente, "o que representaria uma importante adaptação da espécie a diferentes condições das que sempre tem tido nos locais habituais, possibilitando a diversificação dos locais de nidificação e a manutenção da população da espécie na área geográfica do Mediterrâneo".
De acordo com o ICNF, para os resultados obtidos, "contribuíram diversas pessoas e entidades", agradecendo a colaboração prestada pela empresa Compasal em manter todas as condições ambientais e de segurança, possibilitando o sucesso da nidificação.
No mesmo documento, é ainda assinalado, um agradecimento às pessoas que "desde a primeira hora tiveram conhecimento do processo em curso, mantendo a necessária discrição, não publicitando os processos de nidificação e a sua localização, evitando deste modo a perturbação causada pela curiosidade da novidade".
Imagens cedidas por Agostinho Gomes: Montagem Algarve Primeiro