A associação de Municípios Loulé/Faro, entidade responsável pela gestão do Parque das Cidades, assinalou esta quinta-feira, o 20.º aniversário do Estádio Algarve, cuja inauguração se celebrou oficialmente no dia 23 de novembro de 2003. No âmbito da comemoração de duas décadas do estádio, está a ser desenvolvido um programa com diversas iniciativas que terão lugar no decorrer de 2024.
Construído de raiz para acolher o Campeonato Europeu de Futebol – Euro 2004, o Estádio Algarve recebeu o seu primeiro grande evento a 18 de fevereiro de 2004, o jogo de preparação entre a seleção nacional portuguesa e a seleção inglesa, tendo posteriormente recebido já na fase final da competição, dois jogos da primeira fase (Rússia – Espanha e Grécia – Rússia) e um jogo dos quartos-de-final (Holanda – Suécia).
Segundo a associação, o Estádio Algarve "é hoje uma infraestrutura reconhecida mundialmente face à diversidade de eventos que realiza, seja jogos de futebol, de rugby, concertos, desportos motorizados, spots publicitários, entre outras atividades, em que das 150 atividades anuais, mais de 1/3 têm carater internacional".
Ao longos destes 20 anos de existência, o Estádio Algarve foi palco de duas edições do All Stars Games, evento a cargo da Fundação Luís Figo com cariz social, quatro edições da Supertaça Cândido Oliveira, quatro edições da Taça da Liga, tendo sido o estádio escolhido pela Liga de Clubes para o lançamento desta nova competição, bem como para a nova versão da competição, em final four. Ao nível da seleção AA de Futebol regista-se 19 jogos realizados até ao momento, "assim como o feito que perdurará na história da nossa seleção, como sendo o estádio onde se registou a maior goleada de sempre, 9X0 ao Luxemburgo, e onde se registou mais um assinalável recorde de Cristiano Ronaldo como o melhor marcador por seleções na história do futebol mundial", realça a associação em nota divulgada.
No que respeita a futebol feminino, o Estádio Algarve vem desde 2006 a acolher o Algarve Women’s Cup, torneio mundial de seleções feminino. Ao nível de torneios internacionais de Clubes o Estádio Algarve já conta com 12 edições consecutivas do Atlantic Cup, torneio realizado por clubes europeus que tem as paragens de inverno, 8 edições do torneio Internacional do Guadiana/Troféu do Algarve. Ainda ao nível internacional, o Estádio Algarve é desde 2013 utilizado pela Associação de Futebol de Gibraltar para os seus jogos em casa das competições da UEFA e da FIFA, assim como pelas equipas gibraltinas nos seus jogos em casa para a Liga dos Campeões da UEFA e da Liga Europa.
Para as competições nacionais passam pelo Estádio Algarve, o Sporting Clube Farense enquanto estádio alternativo, o Louletano Desportes Clube e o Sporting Clube Farense Sub23 como clubes residentes. Aos demais clubes da região, e não só, é considerado como estádio alternativo, tendo passado nos últimos anos clubes como Portimonense, Olhanense, Estoril entre outros. Anualmente são realizados em média 10 jogos de preparação de pré-epoca com clubes nacionais (ex. SLB, SCP, FCP entre outros) e clubes de Ligas europeias. O Algarve Seven´s, torneio internacional de Rugby foi realizado no Estádio Algarve, tal como o jogo de preparação da nossa seleção para o Mundial de 2023, entre Portugal e EUA.
Ao nível dos desportes motorizados, foram realizadas as 10 edições do Rally de Portugal, com especial foco para o regresso em 2007 do Rally de Portugal ao WRC e as duas inéditas super-especiais dentro do Estádio, em 2007 e 2010. A Baja Loulé é outro evento motorizado que vem sendo realizado na mesma infraestrutura.
No que respeita a concertos, atuaram 11 artistas internacionais, Black Eyed Peas, Simple Minds, Melanie C, Lenny Kravitz, Sean Paul, James Blunt entre outros e 6 artistas nacionais, Rui Veloso, Da Weasel, Tony Carreira, ou D’zrt.
Outra das vertentes que tem vindo a ser explorada é a componente imagem, sendo a infraestrutura, a imagem em diversos spots de marcas nacionais e internacionais. A mais recente pela Sport TV.