Sociedade

17 anos depois, Praia de Faro tem nova ponte

Fotos - Algarve Primeiro
Fotos - Algarve Primeiro  
A nova ponte da Praia de Faro foi hoje inaugurada na presença da Ministra do Ambiente e Energia - Graça Carvalho.

A empreitada representou um encargo total de 8,4 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões, corresponderam a transferências da Sociedade Polis Ria Formosa. 

A nova ponte tem duas faixas para circulação automóvel, permitindo igualmente o acesso dos transportes públicos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a circulação pedonal com a ciclável.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, lembrou na cerimónia de inauguração, que "após alguns avanços e certamente recuos, vemos concretizar um anseio com praticamente duas décadas". 

O autarca relembrou, que o processo da nova ponte começou em 2008, através da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa. O edil afirmou que se tratou de uma obra complexa "não só a mais complexa que se realizou na região de Faro, como também no Algarve durante este século, também pelo ecossistema onde está integrada". 

Como a nova ponte permite a passagem de veículos pesados, Rogério Bacalhau referiu que está prevista a realização "de uma profunda requalificação na Praia de Faro, com intervenções ao nível do asfalto, passeios, sinalização horizontal e parques de estacionamento, entre outras intervenções". 

A ministra Graça Carvalho também frisou a complexidade do projeto, na medida em que houve o cuidado de assegurar o cumprimento das condicionantes ambientais. "Foram feitas alterações ao projeto ao longo do tempo, porque cada vez mais as intervenções no espaço público e em especial quando acontecem em locais de valor ambiental como este, devem conciliar o serviço às pessoas e à economia com a defesa do património ambiental e natural", notou.   

Com esta inauguração, segue-se a demolição da "velha" ponte.