Sociedade

Protocolo estabelece criação de extensão da Liga Portuguesa Contra o Cancro em São Brás de Alportel

Assinatura do procolo
Assinatura do procolo  
Fotos - CM São Brás de Alportel
O Município de São Brás de Alportel, a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e o núcleo regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, assinaram um protocolo de cooperação que estabelece a criação de uma extensão da Liga Portuguesa Contra o Cancro no concelho.

PUB

O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, pelo presidente da Junta de Freguesia, João Rosa, e por Luís Filipe Roma, um dos diretores da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo informa o Município, a nova estrutura irá integrar voluntários locais da Liga Portuguesa Contra o Cancro e irá funcionar em articulação com o Grupo de Apoio de Faro, "promovendo apoio de proximidade a doentes oncológicos, familiares e cuidadores, bem como iniciativas de prevenção, sensibilização, literacia em saúde e mobilização da comunidade", regista nota enviada ao Algarve Primeiro.

O protocolo prevê ainda a colaboração entre as entidades na divulgação dos serviços e atividades junto da população, em particular em situações de vulnerabilidade social.

A presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro, destacou que o cancro é um dos maiores flagelos e medos de todos e que, por isso, é essencial combatê-lo em conjunto, sublinhando tratar-se de uma causa de todos e na qual não deve haver qualquer dúvida quanto à colaboração do município.

A autarca agradeceu a todos os que tornaram esta parceria possível, bem como às pessoas que já se disponibilizaram para o voluntariado, enaltecendo ainda o empenho do presidente da Junta de Freguesia, João Rosa, para a concretização desta extensão.

Também Luís Filipe Roma salientou a importância da parceria com as autarquias, sublinhando que estas sabem dar resposta nestas áreas, precisamente pela proximidade necessária junto das pessoas para cumprir a missão de apoio ao doente oncológico da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O responsável destacou que a instituição apoia o doente oncológico em tudo o que este necessita, considerando tratar-se de uma atuação de grande relevância, e referiu que, apesar de os portugueses reconhecerem a importância da Liga, muitos desconhecem o trabalho que desenvolve.

A criação desta extensão é, por isso, fundamental para que a Liga possa atuar de forma mais próxima junto de quem mais precisa, sublinhando ainda que a prevenção é determinante quando se fala de cancro, quer através da adoção de hábitos saudáveis, quer do diagnóstico precoce.

Nos termos do acordo, a Junta de Freguesia cede gratuitamente a utilização do Espaço Comunidade, localizado na Rua Sr. Silva Nobre, para instalação da extensão. O Município assegura apoio logístico e divulgação às iniciativas da Liga, incluindo a disponibilização de espaços municipais e a divulgação das campanhas e atividades.