Economia

Primeiro dia da Algarve Tech Hub Summit 2024 mostra que o Algarve pode ser “destino de inovação”

 
A Algarve Tech Hub Summit 2024 deu hoje o seu pontapé de saída junto à praia do Inatel, em Albufeira, reunindo centenas de participantes naquele que é o maior evento tecnológico da região. Durante três dias, mais de 30 sessões e 80 oradores destacam a importância da tecnologia e inovação no futuro do Algarve, com o objetivo de diversificar a economia da região e promover um ecossistema de inovação sustentável.

Na cerimónia de abertura, Ricardo Calé, vogal da direção da Algarve STP, destacou a importância desta Summit e do Algarve Tech Hub para “diversificar a base económica da região. Temos o turismo, que muito nos orgulha, e tem de continuar, com qualidade e mais investimento, mas temos de trabalhar também no setor tecnológico, criar infraestruturas para que os empresários invistam e tragam negócios para cá. Os dias que teremos pela frente demonstram que existe capital humano no Algarve. A região estará pronta para dar condições para promover a tecnologia e a inovação”.
 
 
Por seu lado, Joaquim Nascimento, presidente da associação Algarve Evolution, que reúne empresas do setor tecnológico, sublinhou o impacto crescente da tecnologia no desenvolvimento económico da região, e traçou o objetivo de transformar o Algarve num polo tecnológico de relevo a nível europeu.
 
 “O turismo é a base da economia algarvia, mas a tecnologia desempenha um papel vital no desempenho económico das regiões, e o Algarve não é exceção. O trabalho nas áreas da Inteligência Artificial e das Smart Cities já se começa a ver no Algarve. Queremos mostrar ao mundo que somos capazes de ser mais do que um destino de sol e mar, mas também um destino de inovação”, afirmou.
 
E essa mudança já é visível, segundo Aquiles Marreiros, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve: “O Algarve Tech Hub Summit é demonstrador do comprometimento dos atores regionais na promoção da diversificação económica. No Algarve 2030 há fundos disponíveis para empresas e nos 6 anos do programa teremos mais do dobro de financiamento do que tivemos nos últimos 14 anos. Este é o momento de consolidar a mudança e afirmar o Algarve como um lugar para gerar novos negócios e investimentos”.
 
 
Para atingir estes objetivos, a Universidade do Algarve é um parceiro estratégico e João Rodrigues, vice-reitor da academia algarvia, destacou a abertura da instituição para que assim seja. O responsável reforçou o papel da universidade na capacitação de talentos e inovação, realçando a abertura do ecossistema da UAlg para colaborar com empresas e empreendedores: “Temos infraestruturas de capacitação, como o UAlg Tec Health, o UAlg Tec Campus ou o UAlg Tec Start, e iniciativas como o ‘Ideias em Caixa’ para apoiar a criação de novas empresas. Aproveitem o Algarve.”
 
O primeiro dia de Algarve Tech Hub Summit contou também com a presença de nomes como Ioannis Sagias, representante da Comissão Europeia, que abordou as tendências e os desafios de construir uma Europa resiliente na era da tecnologia, Helena Rosário da Costa, da Agência Nacional de Inovação, que destacou como as estratégias de inovação tecnológica são essenciais para a criação de ecossistemas de inovação regionais, ou Sandro Mendonça, do Gabinete Europeu de Patentes, que destacou a importância de proteger a propriedade intelectual.
 
A Algarve Tech Hub Summit tem organização da Algarve STP, Algarve Evolution e a Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira.