O Município de Silves renovou o protocolo de cooperação com a Viver Serra – Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio.
O acordo prevê a atribuição de um valor anual de 19.856,35 euros, de apoio à realização de atividades no domínio de ordenamento e gestão florestal e da defesa da floresta contra incêndios. O acordo comtempla ainda a cedência da utilização gratuita e temporária da antiga escola primária de Odelouca.
Em comunicado, a autarquia salienta que esta renovação de protocolo, "advém do histórico de competências já atribuídas à Viver Serra no domínio florestal, enquanto entidade gestora de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF´s) e entidade gestora das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP,s) do Vale do Odelouca, do Falacho e Enxerim.
Recorde-se que as AIGP´s resultaram de uma nova dinâmica florestal após o grande incêndio que devastou a Serra de Silves e Monchique, no verão de 2018, assente no Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem da Serra de Monchique e Silves (PRGPSMS) que determinou a criação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP´s) e que, nesse âmbito, o Município de Silves propôs e viu aprovadas pela tutela, 3 AIGP's, indicando a Viver Serra como entidade gestora com responsabilidade em operacionalizar as respetivas Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP`s).