Cultura

Grupo Folclórico de Faro organiza Encontro de Cantares com grupos do Algarve

Cancioneiro Lagoa 2024
Cancioneiro Lagoa 2024  
No domingo, 21 de dezembro, grupos provenientes de cinco concelhos algarvios reúnem-se no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro, a partir das 17 horas, para apresentar os cantares tradicionais desta quadra festiva.

PUB

A organização, a cargo do Grupo Folclórico de Faro, é retomada após alguns anos de interregno. O 9.º Encontro de Cantares de Boas Festas “Cantar ao Menino” contará com a participação de vários grupos, nomeadamente: Grupo de Janeiras do Rancho Folclórico de S. B. Messines (Silves); Grupo de Janeiras do Rancho Folclórico do Calvário (Lagoa); Grupo Amigos da Figueira e Figueirinhas (Portimão); Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor (Castro Marim) e Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro.

“Reviver os cantares da quadra natalícia, em particular os cantares tradicionais do Algarve, e retomar um evento anual que reúna diversos grupos e diferentes abordagens musicais” são os objetivos deste encontro, anunciados pela direção do Grupo Folclórico de Faro. "Os grupos irão entoar diversos cantares cujas origens muitas vezes se perdem no tempo, revivendo as tradições do ciclo natalício, incluindo também os cantares de Janeiras e Reis", adianta nota da organização.

O encontro é promovido pelo Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, uma das secções do mais antigo grupo de folclore do Algarve. Embora o grupo folclórico remonte ao início dos anos 30 do século passado, o seu grupo de cantares – o Cancioneiro – só viria a ser formado no ano 2000. Atualmente, é constituído por mais de 30 elementos, entre vozes e tocadores de acordeão, viola, bandolim, gaita-de-beiços, ferrinhos e outros instrumentos artesanais de percussão. Os seus elementos apresentam-se trajados de acordo com os usos e costumes do Algarve no final do séc. XIX e início do séc. XX. 

O evento, de entrada livre, conta com os apoios do Município de Faro, da União das Freguesias de Faro, do IPDJ e do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.