Saúde

Câmara de Alcoutim anuncia incentivos para fixar médicos no concelho

Foto - CM Alcoutim
Foto - CM Alcoutim  
A Câmara Municipal de Alcoutim informa que, elaborou o regulamento municipal de atribuição de incentivos à atração e fixação de médicos de Medicina Geral e Familiar no concelho.

Comunicado da autarquia revela que, a medida, «pretende contribuir para dar resposta às necessidades de saúde da população local, procurando garantir um acesso mais fácil e eficaz a cuidados médicos de qualidade e proximidade».
 
A autarquia propõe um conjunto de incentivos que incluem desde apoios financeiros diretos até à disponibilização de habitação e subsídios para deslocações, regista.
 
Entre os incentivos previstos, destaca a atribuição de um apoio financeiro mensal, bem como a concessão de habitação gratuita ou de subsídios para arrendamento. Para além disso, serão disponibilizados apoios para despesas de deslocação, visando facilitar a mobilidade dos profissionais que, residindo fora do concelho, necessitem de se deslocar diariamente a Alcoutim.
 
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Jorge Cavaco Paulino, «Este regulamento é uma demonstração clara do empenho da autarquia em encontrar soluções para um problema que afeta profundamente a nossa comunidade. Estamos a criar condições reais e atrativas para que médicos possam fixar-se no nosso concelho, procurando contribuir para a continuidade e a qualidade dos serviços de saúde prestados à nossa população». 
 
O regulamento também prevê a criação de parcerias com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, com o objetivo de disponibilizar serviços médicos complementares. De acordo com o comunicado, «este esforço colaborativo visa assegurar uma rede de apoio mais robusta e diversificada, capaz de responder às variadas necessidades dos utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP ALEO)».
 
A implementação deste conjunto de medidas será monitorizada de perto pela autarquia, que pretende garantir que os incentivos tenham o impacto desejado e resultem na melhoria dos cuidados de saúde no concelho.