José Carlos Barros, de 61 anos, será acompanhado por Francisco Amaral, antigo presidente das Câmaras de Alcoutim e de Castro Marim (autarquia que deixou este ano e na qual cumpria o seu terceiro e último mandato na presidência), como cabeça de lista social-democrata à Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, anunciou também a formação política.
José Carlos Barros, que já foi vice-presidente e presidente da Assembleia Municipal na autarquia algarvia, vai encabeçar a lista social-democrata em Vila Real de Santo António com o propósito de “ouvir, cuidar e transformar” o concelho, com uma política assente na “verdade, sensibilidade e coragem”, indicou o PSD local na sua página da rede social Facebook.
Nascido em Boticas, no distrito de Vila Real, o candidato à Câmara algarvia reside há muitos anos na freguesia de Vila Nova de Cacela e disse ter aceitado o desafio de concorrer às próximas autárquicas pelo PSD em Vila Real de Santo António por acreditar que é possível “fazer mais e melhor” pelo concelho, “com respeito pelas pessoas”, com “trabalho em equipa” e com “valores”.
José Carlos Barros apontou a “habitação digna”, a “educação com qualidade”, a “saúde para todos”, o cuidado do espaço público e o apoio ao empreendedorismo e o investimento como “prioridades” da sua candidatura.
“Da pesca ao turismo, da agricultura ao comércio, queremos uma economia viva, sustentada, que orgulhe que cá vive e quem nos visita”, posicionou-se o candidato às eleições autárquicas em Vila Real de Santo António na mensagem do partido.
A valorização da história e património da cidade pombalina algarvia é também uma dos objetivos traçados pelo candidato social-democrata à câmara vila-realense.
Francisco Amaral que, após duas décadas como presidente da Câmara de Alcoutim, assumiu a presidência da autarquia vizinha de Castro Marim durante 12 anos, vai agora concorrer à presidência da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, o outro concelho que compõe o território algarvio do Baixo Guadiana.
A Câmara de Vila Real de Santo António é atualmente presidida por Álvaro Araújo, que nas últimas eleições autárquicas levou o PS à vitoria no município, pondo termo a 16 anos de gestão do PSD a nível local.
Vila Real de Santo António é um dos 16 municípios do distrito de Faro, conta com cerca de 19.000 eleitores e, nas últimas eleições, em 2021, o PS venceu com 37,12% dos votos, conquistando três dos sete mandatos, seguido do PSD, segunda força mais votada, com 32,47% e também três vereadores, enquanto a CDU ficou na terceira posição, com 11,72% e um eleito.
O vereador eleito pela CDU, Álvaro Leal, aceitou depois entrar no executivo municipal a tempo inteiro, formando uma maioria absoluta com os três eleitos do PS, tendo-lhe sido posteriormente retirada a confiança política pela coligação formada por PCP e PEV.
Além da candidatura de José Carlos Barros, e da expectável recandidatura a um segundo mandato do presidente do PS, Álvaro Araújo, a CDU já anunciou a candidatura da professora Lígia Sousa à Câmara de Vila Real de Santo António.
As eleições autárquicas estão previstas para setembro ou outubro deste ano.
Lusa