A segunda edição do “Nomad World Fest”, que decorreu em Albufeira, de 7 a 13 de outubro, numa tenda especialmente montada para o efeito, na Praia do Inatel e na Sala Azul, é uma iniciativa considerada pela organização, uma experiência transformadora para nómadas digitais e trabalhadores remotos de todo o mundo.
O evento, que integrou palestras de especialistas, workshops práticos e diversão à beira-mar, reforçou o estatuto de Albufeira na comunidade dos nómadas digitais. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinhou que Albufeira já usufrui da reputação de “digital nomad friendly”, sendo que “o evento, que tem por objetivo principal dar a conhecer as novas tendências e as oportunidades de trabalho na área, inclui um programa social que visa dar a conhecer as praias, a gastronomia e os vinhos da região”. Este ano, o “Nomad World Fest” contou com a presença de 250 participantes provenientes de vários pontos do mundo.
O presidente da Câmara Municipal faz questão de realçar que Albufeira não é só um destino de sol e praia e sublinhou que, “Albufeira não é apenas um sítio de férias, é também um concelho que tem todas as condições para receber os chamados nómadas digitais”, referindo que só este ano já passaram pela Sala Azul 1500 pessoas que frequentam aquele espaço para trabalhar à distância, trocar contactos e que, paralelamente, se inserem na vida da comunidade.
O evento, organizado pela Digital Nomads Association de Portugal (DNA Portugal) com coorganização do Município de Albufeira, integrou palestras com especialistas com larga experiência em trabalho remoto, web3, co-living, co-working, IA – Inteligência Artificial e o futuro do trabalho. Paralelamente às palestras e workshops práticos, o “Nomad World Fest” incluiu um programa social, com momentos informais que tiveram por objetivo dar a conhecer Albufeira aos participantes do certame, promover o convívio, a partilha de experiências e a oportunidade para descontrair.
Segundo informa a autarquia, entre 30 de julho e 27 de outubro, as publicações relacionadas com o evento obtiveram 106 452 visualizações. No top dos 10 dos países que mais pesquisaram informação sobre o Summit, Portugal, aparece em primeiro lugar (26,88%), seguido dos Estados Unidos (12,10%), em terceiro aparece Espanha (11,83%), seguido do Reino Unido (6,72%), Alemanha (3,49%), Itália (3,36%), Brasil (2,69%), Países Baixos (2,28%), Canadá (2,15%) e Suíça (2,02%). No top 10 das cidades: Lisboa (3,49%), Albufeira (3,35%), Nova Iorque (2,28%), Barcelona (2,02%), Londres (1,85%), Faro (1,61%), Funchal (1,48%), Olhão (1,21%), Porto (1,21%) e Cascais (2,02%).