siga-nos | seja fã
PUB
 

Dislexia

Dislexia
Imprimir Partilhar por email
24-09-2015 - 11:16
Num apontamento resumido e que não dispensa a consulta de um profissional de saúde, no caso a avaliação de um Terapeuta da Fala, pode-se afirmar que a Dislexia se caracteriza por problemas na leitura.
 
O diagnóstico da dislexia assenta em testes de leitura, pelo que, quando o sujeito lê, pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e a pessoa pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras que lhe são mais familiares.
 
Até ao momento não é conhecida uma causa que justifique a Dislexia, sendo que a pessoa tem um nível de inteligência normal e condições adequadas no seu meio assim como no ensino. Não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas em termos auditivos e visuais.
 
O disléxico tem dificuldade em associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. Manifesta uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada com problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, atraso, problemas psicológicos e sócio culturais.
 
A dislexia não é considerada uma doença. As pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados com a leitura. 
 
A presença da dislexia manifesta-se desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e a escrita são formalmente apresentadas à criança. 
 
Um diagnóstico mais precisa é feito a partir do 2º ano, após dois anos de aprendizagem da leitura. Mas havendo sinais de dificuldades nas áreas de linguagem, um atendimento adequado deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização.
 
O Terapeuta da Fala é o profissional de saúde indicado para fazer essa avaliação.
 
O Terapeuta da Fala trabalha em articulação com psicólogos especializados no assunto e, é desse trabalho em equipa que resulta o diagnóstico e o passo seguinte.
 
Em alguns casos podem ser recomendados exames complementares (neurológico, neuropsicológico, processamento auditivo central, neuroftalmológico).
 
Os especialistas salientam que, em algumas situações, as dificuldades podem surgir desde a oralidade, pelo que se pode intervir quando a criança manifesta dificuldades em se expressar. Nestas condições, não é necessário esperar pela idade da alfabetização para apoiar os primeiros sinais de irregularidade em situações tão simples como fazer descrições de espaços, cantar músicas, pronunciar alguns sons e expressar ideias.
 
Em termos educativos, é fundamental alertar os pais e encarregados de educação que, perante a lei, “Todas as crianças têm o direito fundamental à educação. O Decreto-Lei n.º 3/2008 vem enquadrar as respostas educativas a desenvolver no âmbito da adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e participação, num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de permanente e das quais resultam dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.” 
 
Neste sentido, os pais devem informar-se junto do estabelecimento de ensino quais os procedimentos a adotar para que a criança seja devidamente incluída e apoiada pelos técnicos competentes.
 
É de ter em conta a importância de um acompanhamento o mais precoce possível, uma vez que, a dislexia é um transtorno de linguagem que perdura ao longo da vida, nasce-se disléxico. Mediante um grande esforço, os adultos podem ter aprendido a conviver com as suas dificuldades, e se tiverem feito um tratamento adequado, terão desenvolvido estratégias que compensarão estas dificuldades, facilitando-lhes a vida académica e social.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Demência: uma realidade na maioria dos idosos institucionalizados



-

Dores a quanto obrigam!



-

Vem ai o Dia Europeu da Doação de Órgãos



-

Doença Celíaca



-

Doença de Kawasaky



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Chuva poderá “arrefecer” tempo no Algarve

Chuva poderá “arrefecer” tempo no Algarve

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima apreendeu rede de 40 armadilhas em Lagos

Polícia Marítima apreendeu rede de 40 armadilhas em Lagos

ver mais
 
Concelho de Loulé desvenda 7 mil anos da sua história nos Jerónimos

Concelho de Loulé desvenda 7 mil anos da sua história nos Jerónimos

ver mais
 
Totalidade das praias de Olhão já ostenta Bandeira Qualidade de Ouro

Totalidade das praias de Olhão já ostenta Bandeira Qualidade de Ouro

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio