Tavira

Iris Silva

Foto|D.R (UAlg)
Foto|D.R (UAlg)  
A Universidade do Algarve (UAlg) promoveu no dia 3 de fevereiro de 2023, a sétima edição do Prémio Carreira Alumni, tendo distinguido Iris Silva, natural de Tavira e Paulo Almeida, natural de Caldas da Rainha.

O Prémio Carreira Alumni visa homenagear e distinguir, anualmente, um graduado pela UAlg, que no decorrer da sua carreira apresente comprovada relevância no desenvolvimento da sociedade ou no reconhecimento da qualidade de ensino da Instituição.
 
São elegíveis todos os diplomados pela UAlg, com os graus de licenciatura, mestrado ou doutoramento, com conclusão da primeira formação há 10 ou mais anos, que não tenham vínculo contratual com a Universidade.
 
Segundo descreve nota da Assembleia Municipal de Tavira, Iris Silva concluiu a licenciatura em Ciências Biomédicas em 2009, na UAlg, onde também realizou o mestrado e doutoramento, ambos em Ciências Biomédicas. O doutoramento foi realizado numa colaboração com o Centro Hospitalar Universitário de Laval, no Quebéc, no Canadá, sobre fatores genéticos na Doença Óssea de Paget.
 
Rumou a Lisboa em 2016, estando atualmente ligada à Universidade de Lisboa como professora Associada da Faculdade de Ciências, Iris Silva sublinhou que “a decisão de continuar o seu percurso académico na UAlg, se prendeu fortemente, com o reconhecimento de existirem na academia as condições ideais para o seu caminho como investigadora”.
 
Considera ainda que o conhecimento que adquiriu em Biomedicina na UAlg foi determinante para o seu trabalho como investigadora no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), na área da medicina personalizada na Fibrose Quística, trabalhando numa relação muito próxima com os maiores hospitais do país, contribuindo para a previsão da melhoria clínica personalizada e análise de qual a terapia mais eficaz e indicada - para cada doente.
 
Nos últimos anos estabeleceu várias colaborações internacionais, nomeadamente com médicos da Chéquia e do Brasil, e grupos de investigação nos Países Baixos e na Alemanha, o que lhe permitiu participar num projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020 (H2020). Em paralelo foi publicando artigos na comunidade científica e, para além de outros prémios e reconhecimentos de excelência, foi distinguida duas vezes (2019 e 2021), pelo prestigiado prémio “Young Investigator Award”, atribuído anualmente pela ECFS - European Cystic Fibrosis Society a jovens investigadores com idade inferior a 35 anos que se distinguem pela qualidade dos seus trabalhos na área da Fibrose Quística.
 
A  Assembleia Municipal de Tavira, reunida em 16 de fevereiro, deliberou por unanimidade: Aprovar um Voto de Congratulação pela carreira "brilhante" e dedicação à investigação biomédica de Iris Silva, distinguida com atribuição do prémio Carreira Alumni 2022 da Universidade do Algarve, somando-se aos demais títulos de reconhecimento mencionados.
(+) Tavira

João Neves

Ana Paula Martins

João Rodrigues

Josué Nunes