Sociedade

Projeto de alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence 1º prémio de inovação

 
O projeto Alfabio da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) foi considerado o mais inovador na área da educação hoteleira pelos Hospitality Education Awards, cuja gala decorreu no passado dia 25 de setembro no Estoril.

Conforme explica nota da EHTA, "o projeto pretende dotar os alunos de competências técnicas e empreendedoras que ultrapassam os limites da teoria, projetando-os diretamente para o contexto de trabalho real e inovador".
 
O foco é a sustentabilidade e a valorização de produtos locais, neste caso da alfarroba, um ingrediente tradicional da região, que integra a Dieta Mediterrânica.
 
Desafiados a criarem produtos gastronómicos inovadores, partindo da alfarroba, o resultado do projeto, no ano letivo passado, traduziu-se na materialização de molhos sofisticados, licores cremosos, barritas nutritivas, entre outros. Estes produtos estão prontos para comercialização e podem ser produzidos pelos próprios alunos, em iniciativas empreendedoras, ou por empresas parceiras da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, promovendo a produção local e sustentável.
 
 
Para Abílio Guerreiro, responsável e coordenador do Alfabio, «este prémio na categoria de Inovação não é apenas um marco académico, mas sim uma verdadeira ponte entre a educação e o mercado de trabalho no setor da gastronomia e a sua respetiva valorização. Este prémio é, sobretudo, dos alunos que ao longo de dois semestres desenvolveram um projeto inovador e diferenciador para o mercado de Food&Beverage. Este reconhecimento por parte dos Hospitality Education Awards reforça também a importância vital dos formadores nas áreas do Turismo e Hotelaria, não só no sistema educativo, mas também no futuro dos nossos alunos enquanto grandes profissionais do setor».