Sociedade

Villa-Lobos em Movimento na Biblioteca Municipal de Tavira

 
No dia 28 de janeiro, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, acolhe Villa-Lobos em Movimento.

 
Villa-Lobos é um conhecido compositor brasileiro. O Villa-Lobos em Movimento é uma releitura das suas peças para guitarra clássica, interpretadas também através da dança.
 
A peça apresenta os cinco prelúdios para guitarra, que o próprio Villa dedicou a diferentes personagens da cultura brasileira, intercalados por estudos e choros que ajudam a completar as ideias sugeridas pelos prelúdios e metaforizadas pelos movimentos.
 
Segundo refere a autarquia, o recital evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa, durante o reinado de D. João VI. Villa-Lobos apropriou-se dessas influências, desconstruindo-as e remodelando-as com uma intencional e intensa combinação com as tradições, os folguedos e as crenças populares oriundas das convivências com o escravo africano e com o que havia restado das civilizações indígenas, criando uma obra genuinamente brasileira que inspira várias gerações de compositores. A peça termina com a homenagem ao índio, ícone do povo brasileiro. 
 
Algarve Primeiro