Sociedade

Vila Real de Santo António lidera missão de apoio do Comité das Regiões da União Europeia à Líbia

 
O município de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, em representação da Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) do Comité das Regiões (CoR) da União Europeia, a visita de uma comitiva líbia de autarcas e especialistas na área da saúde.

 
 
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, membro da Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) desde outubro de 2015, no âmbito do seu trabalho no Comité das Regiões da UE, irá coordenar e dirigir os trabalhos em representação dos co-presidentes da assembleia euro-mediterrânica: Markku Markkula, também presidente do CoR, e Hani Abdalmasih Al Hayek, autarca de Beit Sahour, (Palestina).
 
Além da chancela do Comité das Regiões, esta missão tem o apoio do Alto Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia,  Federica Mogherini, e integra-se na estratégia de Nicosia (ver texto de enquadramento).
 
A receção da comitiva líbia terá lugar no dia 31 de agosto, na Câmara Municipal de VRSA, seguindo-se uma agenda de trabalhos que procurará a troca de experiências para dotar a Líbia com uma rede de cuidados de saúde de primeira linha, dando seguimento aos objetivos centrais definidos pela Arlem, que passam por ampliar a cooperação transfronteiriça e as relações de «vizinhança» no sul da Europa.
 
«Com esta iniciativa, estamos a criar as bases para fortalecer as estratégias de acolhimento dos países do sul da Europa, envolvendo os governos locais, o setor privado e a sociedade civil. Da mesma forma, estamos a contribuir para a construção de uma justiça social nos países do mediterrâneo, onde os fluxos migratórios ou os conflitos bélicos têm gerado profundas transformações económicas e sociais», nota Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA e membro do Comité das Regiões da União Europeia.
 
O programa da visita contará com a colaboração, entre outras entidades, da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Dra. Ana Rita Cavaco; de dirigentes da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve; de representantes do grupo Hospital Particular do Algarve; bem como de outras entidades e organismos ligados ao setor da saúde. Durante os trabalhos serão realizados diversos seminários e visitas de trabalho.
 
«Mais do que um novo cenário político e económico, as transformações operadas, nos últimos anos, na faixa do Mediterrâneo, deverão ser observadas como um desafio e uma oportunidade para estender os laços de colaboração económica e social com a União Europeia, nomeadamente no que se refere à qualificação de recursos humanos e à correção das assimetrias nos territórios do Mediterrâneo», nota Luís Gomes.
 
«É tendo em vista esse espírito de cooperação europeia entre Estados e Regiões que organizamos esta missão em Vila Real de Santo António», sintetiza o presidente da autarquia de VRSA e membro do Arlem.