Desporto

VIII Jogos de Quelfes arrancam este ano em Espanha

 
É já esta sexta-feira, dia 5 de Maio que se inicia mais uma edição dos Jogos de Quelfes, evento com o apoio institucional do Comité Olímpico de Portugal e cujo mote é «Celebrar o Olimpismo valorizando o Ser Humano».

 
Para o dia da abertura o município de Ayamonte recebe a última etapa da «Estafeta Chamada para os Jogos», precedendo a inauguração da exposição «O Brilho do Triunfo Olímpico» e uma conferência alusiva ao tema do Olimpismo, leccionada pelo presidente da Academia Olímpica Espanhola e uma das maiores autoridades mundiais na matéria, D. Conrado Durantez. A cerimónia de abertura está prevista para as 19H00 locais (18H00 portuguesas), no Teatro Cardenio.
 
No total serão quase duas semanas de atividade, levadas a cabo em instalações desportivas, colocadas à disposição pelos concelhos anfitriões - Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira num programa que incluirá torneios e provas de andebol (olímpico e adaptado), atletismo, basquetebol, boccia, ciclismo, duatlo (canoagem e atletismo), equitação adaptada, futebol, lenço grego, natação, râguebi e vela, envolvendo cerca de 1800 alunos, oriundos de 14 concelhos do Algarve, Alentejo e Andaluzia, estando ainda prevista a participação do concelho de Odivelas, da região da Grande Lisboa. O encerramento está agendado para dia 19 de Maio nas instalações do IPDJ, em Faro.
 
Os Jogos de Quelfes, marcam o encerramento da Atlantíada, projeto de promoção do Olimpismo como filosofia de vida e modelo de cidadania, estruturado em três eixos fundamentais: «Ensinando o Olimpismo» (Olimpismo como estado de espírito), «Difundindo o Olimpismo» (o Olimpismo como filosofia de vida) e «Vivendo o Olimpismo» (desporto cultura e ambiente como pilares do Olimpismo) cujo objeto é precisamente o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
Algarve Primeiro