siga-nos | seja fã
PUB
 

Viegas Gonçalves

Viegas Gonçalves
Imprimir Partilhar por email
19-08-2013 - 16:59
Falar de José António Viegas de Sousa Gonçalves é imediatamente referir um homem ligado à Academia de Música de Lagos, bem como à luta pela formação de novos talentos. Com um percurso nem sempre facilitado, Viegas Gonçalves foi informado em 1994, que a Academia de Música de Lagos, iria fechar as portas.
 
 
Com 8 anos de existência e 6 anos de actividade pedagógica, este anúncio de encerramento definitivo da escola de música não foi por si aceite e deu o mote para pedir apoio aos encarregados de educação dos alunos, com vista a reunirem esforços para inverter uma decisão que parecia definitiva. 
 
Assim, com o apoio de Fátima Alves Pereira, Luís Abreu e José António de Sousa, para, na condição de comissão instaladora da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Academia de Música de Lagos (saída dessa reunião), iniciar o processo conducente à anulação do despacho de encerramento da escola. 
 
Depois de muitas diligências junto da Câmara Municipal de Lagos, Governador Civil, Delegação do Ministério da Cultura do Algarve, Direcção Regional de Educação do Algarve e Secretaria de Estado da Educação, foi conseguido. 
 
O que parecia decisivo, afinal foi alterado através do empenho e coragem deste grupo de pessoas inconformadas. 
 
Após as respectivas autorizações e obras necessárias, a Academia de Música de Lagos iniciou um novo ciclo da sua existência e uma nova direcção. 
 
Perante esta breve dissertação, percebe-se que a Academia de Música de Lagos foi refundada no ano de 1994 graças ao grupo que compôs a comissão instaladora da Associação de Pais e Encarregados de Educação. 
 
Presentemente, Viegas Gonçalves é o resistente deste grupo de trabalho, contudo faz questão de o enaltecer e de destacar o seu contributo, já que sem ele, este projecto não teria continuidade. 
 
Presidente da Academia de Música, Viegas Gonçalves classifica os já dezasseis anos de trabalho como “um reflexo de muitos sonhos e perseverança que, paulatinamente têm vindo a converter-se em realidades”. 
 
Um desses grandes sonhos foi precisamente o espaço de funcionamento da Academia, a sua ampliação e adaptação, a que se segue a consolidação da presença em Portimão com a mudança do Conservatório Joly Braga Santos, das Galerias do Auditório Municipal de Portimão, para umas instalações alugadas na Rua Dr Ernesto Cabrita. 
 
A abertura em 2003 de uma Secção da Academia de Musica de Lagos, em Lagoa, Conservatório de Música de Lagoa, com a colaboração e empenho da sua Câmara Municipal, é mais um marco importante e digno de registo. 
 
Seguidamente, em 2008, em parceria com a ESPAMOL-Escola Secundária Padre António Manuel Oliveira-Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa, foram iniciados os Cursos Profissionais de Música (Nível III- equivalência ao 12.º ano de Escolaridade), cujo resultado excedeu todas as expectativas pela quantidade e pela qualidade dos alunos. 
 
Neste ano lectivo de 2009/10, a Academia de Música de Lagos conta com um total de 936 alunos, dos quais 801, frequentam os cursos de música oficiais. 
 
O corpo docente comporta 65 Professores com habilitação própria (licenciados) e 24 Professores adstritos à disciplina de AEC-Actividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
 
A Academia ministra os cursos de acordeão, ballet (iniciação), canto, clarinete, contrabaixo, dança (iniciação), fagote, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, tuba, trompete, viola de arco, viola dedilhada “guitarra”, violino e violoncelo. 
 
Na área da cultura a academia é responsável pela produção e realização de 2267 concertos, 37 seminários, 39 workshops, 17 masterclass, 6 conferencias, 11 concursos de música, 19 cursos, 3 exposições, 3 estágios para Orquestra de sopros e percussão e 2 estágios para orquestra de cordas. 
 
O rosto que está por detrás de uma luta permanente, é filho de famílias Lacobrigenses e Louletanas e nasceu em Lisboa no ano de 1948. 
 
Estudou na Escola Industrial e Comercial de Lagos prosseguindo os seus estudos na Escola Secundária Tomás Cabreira em Faro. 
 
Fez a sua vida militar na Força Aérea Portuguesa entre 1968 e 1974. Foi combatente em Angola, entre 1969 e 1972. 
 
Exerce as funções de Presidente da Academia de Música de Lagos em regime de voluntariado em acumulação com a Presidência do Núcleo da Liga dos Combatentes de Lagos. 
 
Viegas Gonçalves é um exemplo de como é possível estar à altura de concretizar sonhos numa realidade digna de aplausos. 
 
(Actualização:18-07-10)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Hernâni Maria Cabral



-

Cristina Viegas



-

Júlia Barroso



-

Júlio Dantas



-

Júlio Barroso



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
PORTIMÃO:Praia da Rocha recebeu projeto pioneiro na Europa que promove mais segurança nas praias

PORTIMÃO:Praia da Rocha recebeu projeto pioneiro na Europa que promove mais segurança nas praias

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
1º de Maio em Odeleite celebra Dia do Trabalhador com a tradição dos "Maios"

1º de Maio em Odeleite celebra Dia do Trabalhador com a tradição dos "Maios"

ver mais
 
Equipa de Futsal da Associação Inter-Vivos conquista segundo lugar em torneio internacional na Madeira

Equipa de Futsal da Associação Inter-Vivos conquista segundo lugar em torneio internacional na Madeira

ver mais
 
PORTIMÃO:Praia da Rocha recebeu projeto pioneiro na Europa que promove mais segurança nas praias

PORTIMÃO:Praia da Rocha recebeu projeto pioneiro na Europa que promove mais segurança nas praias

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio