siga-nos | seja fã
PUB
 

Vamos ler histórias com os nossos filhos?

Vamos ler histórias com os nossos filhos?
Imprimir Partilhar por email
26-08-2015 - 10:16
Os especialistas afirmam que, se os pais soubessem os elevados benefícios das histórias para o desenvolvimento das crianças, “a hora do conto” seria uma rotina a cumprir em todas as casas. Porquê? Isso é o que lhe vamos explicar!
 
Não é novidade que as histórias são essenciais para o desenvolvimento das crianças e uma importante forma de aproximação entre pais e filhos, mas um novo estudo analisou a fundo a complexa - e em alguns pontos surpreendente - relação entre o crescer a ouvir ler livros e o desenvolvimento linguístico.
 
Tendo por base os resultados desse trabalho de investigação publicado na revista Pediatrics, a leitura em casa molda o cérebro das crianças desde a idade pré-escolar.
 
A partir dos resultados obtidos, os investigadores apresentaram diferenças significativas entre as crianças que ouvem e participam nas histórias que lhes são contadas pelos pais e as que ficam à margem dessa experiência.
 
Assim, as crianças cujos pais reportaram ler mais em casa, mostraram uma ativação bastante maior de áreas cerebrais numa região do hemisfério esquerdo ligada à integração multissensorial do que as restantes.
 
O principal autor do estudo, John S. Hutton, investigador clínico no Cincinnati Children's Hospital Medical Center clarificou que, esta zona do cérebro, que é conhecida por estar extremamente ativa quando as crianças mais velhas lêem livros por si próprias, revelou o mesmo efeito quando as crianças mais novas ouvem histórias.
 
Neste sentido, este estudo vem acrescentar que, as crianças mais expostas a livros e à leitura em casa mostram uma diferença significativa de atividade em áreas do cérebro que processam associação visual, mesmo que, os mais novos estejam apenas a ouvir ou não haja imagens nos livros.
 
À Pediatrics o autor do estudo clarificou que, "Quando as crianças estão a ouvir histórias, estão a imaginar na sua mente", como exemplo Hutton mostrou como o cérebro infantil funciona no momento da ação: “o sapo saltou por cima do tronco”. Automaticamente a criança pensa: “Eu já vi um sapo, eu já vi um tronco, como é que isto será?"  
 
De acordo com o autor do estudo, os diferentes níveis de ativação cerebral, sugerem que uma criança que tem mais prática a desenvolver estas imagens visuais terá uma maior probabilidade de desenvolver habilidades que, mais tarde a ajudarão a produzir as suas próprias imagens e textos. 
 
Perante os resultados obtidos em várias etapas do estudo, o investigador afirma que a leitura ajuda as crianças “a perceber qual o aspeto das coisas e poderá ajudá-las na transição para livros sem imagens.” 
 
Ao mesmo tempo, a história "Irá ajudar a construir melhores leitores no futuro, já que, as crianças desenvolveram essa parte do cérebro que as ajuda a perceber o que se passa no que acabaram de ouvir."  
 
Na mesma revista de especialidade, o investigador demonstra que o livro poderá ajudar também a estimular a criatividade de uma forma que a televisão não consegue. "Quando lhes mostramos um vídeo de uma história, estamos a tirar-lhes o trabalho, já que as crianças não têm de imaginar a história; está apenas a ser-lhes dada."  
 
O estudo concluiu ainda que a linguagem dos livros, quando comparada com a linguagem usada pelos pais ao falar com os filhos no quotidiano, é mais completa, expondo, por isso, as crianças a um vocabulário mais rico e alargado.
 
Partindo destes resultados, vale a pena dedicar alguns minutos diários a uma história que, também vai permitir que a criança adormeça mais confortada, mais acarinhada e, sobretudo, cansada!
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

A parentalidade começa na decisão de querer ter filhos!



-

Há cada vez mais pais com medo dos filhos. Porquê?



-

Educação parental influencia resultados escolares e relação com colegas



-

Vamos ajudar o nosso filho a ser mais confiante?



-

Relações: conheça os primeiros sinais de alerta para a separação



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
SILVES:Casa-Museu João de Deus recebe doação de peças pertencentes ao poeta e pedagogo

SILVES:Casa-Museu João de Deus recebe doação de peças pertencentes ao poeta e pedagogo

ver mais
 
Polícia Marítima de Faro proporcionou ação de cidadania marítima a 20 crianças

Polícia Marítima de Faro proporcionou ação de cidadania marítima a 20 crianças

ver mais
 
Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

Cidade voltou a unir-se em torno da 36ª Concentração de Motos de Faro

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio