Vamos cuidar da saúde oral!

 
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde Oral, nunca é demais abordar um assunto que deve estar presente diariamente e em todas as idades.

 
O descuido com a saúde oral continua a ser um problema real e que precisa de ser combatido.
 
Segundo um estudo recente, cerca de 60 a 90% das crianças em idade escolar sofrem de cáries dentárias, um problema que atinge quase todos os adultos.
 
O mesmo trabalho levado a cabo pela Organização Mundial de Saúde divulgado pela organização 'Mundo a Sorrir', dá conta de que, as cáries dentárias são a "doença não contagiosa mais comum no mundo".
 
O estudo realça ainda que, mundialmente, 30% das pessoas entre os 65 e os 74 anos já não possui dentes naturais.
 
Entre os fatores de risco para as cáries dentárias e doenças orais estão "uma dieta pouco saudável, o tabagismo, o abuso do álcool e uma fraca higiene oral, bem como desigualdades sociais", afirma Miguel Pavão, fundador da 'Mundo a Sorrir', citado num comunicado da organização.
 
A escovagem dentária com pastas fluoretadas é, segundo o especialista, a forma mais eficaz e económica de prevenir a cárie dentária, mas "é preciso que os cuidados de saúde oral cheguem a todas as pessoas, o que ainda está longe de acontecer".
 
No âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral (PNSO), desenvolvido em Portugal, é de assinalar que, desde o início deste mês que os cheques-dentista abrangem também jovens de 18 anos que já tinham beneficiado deste apoio e que tinham concluído o plano de tratamentos aos 16 anos.
 
Esta continuidade tem em vista prosseguir os tratamentos e, em muitos casos, corrigir ou evitar problemas.
 
Este alargamento do PNSO passou também a abranger os infetados com VIH/sida que já não faziam tratamentos há mais de dois anos, sendo-lhes atribuídos dois cheques-dentista para um ciclo de tratamentos.
 
As crianças e jovens portadores de deficiência que precisam de sedação para tratar dos dentes passaram igualmente a ter acesso a cheques-dentista, podendo ser tratados nos serviços de estomatologia dos hospitais.
 
Desta forma, os cheque-dentista chegam a crianças de 7, 10, 13 e 15 anos que frequentem as escolas públicas, idosos com complemento solidário, grávidas e portadores de VIH.
 
Segundo o mesmo comunicado, o programa dos cheques-dentista existe desde 2008 e contabiliza um total de mais de 3,6 milhões de cheques, abrangendo 2,2 milhões de pessoas. A taxa de utilização destes cheques tem tido uma média de 74%.
 
Como nunca é demais realçar, os dentes devem ser escovados após as refeições, a lavagem deve ser o mais minuciosa possível para garantir que a escova chegou a todos os ângulos da boca. A língua também deve ser suavemente escovada. A alimentação deve ser equilibrada e todos os comportamentos de risco evitados, não só para prevenir doenças, como para manter dentes saudáveis e bonitos, pois um sorriso, “vale por mil palavras!”