Dicas

Uma Páscoa doce com menos calorias

Uma Páscoa doce com menos calorias
Uma Páscoa doce com menos calorias  
Foto Freepik
A Páscoa é uma quadra cheia de tradições e rica em calorias, por isso, os especialistas deixam algumas dicas para evitar os excessos.

Importa lembrar que, ao longo de todo o ano devemos manter um estilo de vida saudável, aliando o correto número de calorias com a prática diária de exercício físico. Nesta quadra, este estilo de vida não deve fugir muito dessa regra, contudo, sabendo-se “das tentações doces” e altamente calóricas, é essencial que seja responsável e consciente para evitar aumentar a balança.
 
Registe desde logo que, não precisa de passar fome, que pode comer de tudo, mas em poucas quantidades, para tal,
António Prieto, Técnico Superior de Dietética e Regional Operations Manager da cadeia de ginásios premium low cost, Fitness Hut, apresenta algumas dicas para manter-se saudável durante esta época festiva:
 
Controle a ingestão de alguns alimentos, como ovos de chocolate, amêndoas e folar. O truque é gerir o tamanho das suas porções – tente comer pequenas quantidades. Pode ainda limitar o seu consumo apenas ao Domingo de Páscoa. Os que sobrarem ofereça à família e amigos, aconselha;
 
Coma um pouco de tudo nas doses certas
 
Com a técnica de porções é possível comer um pouco de tudo, não sendo preciso privar de nada. No entanto, é importante selecionar os alimentos e não exagerar nos refrigerantes e nas bebidas alcoólicas.
 
Tenha boas porções de saladas e legumes no prato.
 
Evite fritos nos momentos das entradas e aperitivos e opte por snacks mais saudáveis, como por exemplo, espetadas de fruta.
 
Troque os refrigerantes por um sumo natural ou água
 
Se beber álcool, estabeleça um limite de um a dois copos. As bebidas com um teor alcoólico mais baixo são melhores para si. Além disso, é necessário ter atenção às porções de petiscos como batatas fritas, queijos, bolachas e molhos;
 
Seja ativo durante as férias da Páscoa
 
Já que a ingestão de alimentos tende a aumentar, equilibre na mesma porção com exercício para queimar algumas das calorias extra. A chave é mexer-se o mais possível. Reserve uma parte do seu tempo de férias para fazer uma boa caminhada de no mínimo 30 minutos a passo largo e sem paragens e aproveite um espaço ao ar livre ou em casa para fazer alguns exercícios de manutenção como abdominais, prancha, glúteos, jumping, entre outros a seu gosto durante meia hora. Corrida e bicicleta também são uma excelente opção em família.
 
De acordo com o mesmo especialista, a regra de ouro é não aplicar uma resposta de culpa ou castigo após a Páscoa. Em vez disso, tente voltar aos padrões alimentares saudáveis que deve incluir uma variedade de alimentos dos cinco principais grupos, beber muita água todos os dias e programar a prática diária de exercício físico.
 
Anote que, ao manter-se ativo, não só vai sentir-se melhor e mais motivado para prosseguir, como terá menos fome e mais cuidado com o que ingere, pois, a sua autoestima ditará que deve controlar-se para que se sinta cada vez melhor. É fácil resistir ás muitas “tentações” desta época se pensar mais na sua saúde e menos naquilo que pode aproveitar para comer.
 
É positivo aproveitar a tradição, mas não vivê-la à mesa, recomendam os especialistas alertando que há muitas coisas agradáveis e saudáveis para fazer sem ser estar sentado e de talheres na mão!
 
Se aproveitar o dia de Páscoa para saborear um prato diferente e uma sobremesa, não há motivos para ter de fazer uma dieta rigorosa após essa quadra, pois com exercício físico, a balança não vai “ressentir-se”. O importante é que planeie as saídas, que determine com antecedência o que vai comer para não se arrepender depois. Ao sentar-se à mesa, controle o apetite e a pressa de provar tudo, pois assim conseguirá provar de tudo apenas com uma colher de sobremesa. Não vai ficar cheio e não estará a transbordar de calorias!