Sociedade

“Tudo a postos” para o eclipse total do sol

 
O fenómeno terá lugar no próximo dia 21 de agosto. A NASA vai transmitir o momento em direto.

 
Na próxima segunda-feira, é dia de “pôr os olhos no céu” e apreciar o eclipse total do sol.
 
Para os mais curiosos sobre o assunto, o eclipse total do sol é um fenómeno que ocorre sempre que a lua fica entre a Terra e Sol. Quando isto acontece, o Sol parece desaparecer total ou parcialmente. Embora o Sol seja cerca de 400 vezes maior que a Lua, também se encontra cerca de 400 vezes mais afastado, por essa razão parece que ambos têm tamanhos semelhantes.
 
Dada a dimensão que o fenómeno assume no outro lado do mundo, a Agência Espacial Norte-Americana vai transmitir em direto o eclipse a partir de “pontos de vista únicos do solo, de balões de altitude, aeronaves e também a partir da Estação Espacial Internacional”.
 
No site da NASA está a indicação de que, “através da aplicação da agência para IOS ou Android, ou ainda nas redes sociais da agência, vai ser possível acompanhar o eclipse de uma forma nunca antes vista”.
 
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o território português vai ficar na penumbra da Lua, razão pela qual o eclipse será apenas visto parcialmente.
 
Ainda assim, em Lisboa o eclipse será visível a partir das 19h46, com 19% da superfície do Sol encoberta; dois minutos depois, a Madeira já vê 33% da superfície encoberta. Por motivos geográficos, o arquipélago dos Açores vai ser o primeiro a ver o eclipse e aquele onde se verá o fenómeno durará mais tempo: a partir das 18h40, o Sol ficará com 28% da superfície encoberta.
 
Na maioria do território nacional, o eclipse será pouco percetível, tendo em conta que o início deste coincide quando o Sol já se encontra próximo do ocaso – momento em que o Sol se põe no horizonte, na direção oeste.