Sociedade

Tradição dos Maios regressa ao concelho de Vila Real de Stº António

Foto - CM VRSA
Foto - CM VRSA  
O Município de Vila Real de Stº António, informou em nota publicada, que a tradição dos Maios está de volta à aldeia de Santa Rita e à praia da Manta Rota (freguesia de Vila Nova de Cacela) no feriado do Dia do Trabalhador.

Em Santa Rita, a iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, através do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), e pela população local, e pode ser visitada durante todo o dia, nas ruas da aldeia, numa antiga tradição característica na região.
 
Já na Manta Rota, a tradição é reavivada pela associação «A Manta» e por Maria Cândida Justo, popularmente conhecida por «Candinhas». A exposição de Maios pode ser vista, a partir do dia 1, na estrada Dr. Luís Medeiros Antunes, na Estrada da Manta Rota (a partir da zona pedonal e até ao antigo casino/posto de Turismo) e junto ao balneário público.
 
Segundo explica a mesma autarquia, "no Algarve, em muitos lugares, é costume, no primeiro dia de maio, criarem-se os Maios ou Maias, enfeitá-los e colocá-los na rua. Trata-se de bonecos e bonecas representando pessoas, em tamanho real, com enchimento de palha, trapos ou jornais amachucados e vestidos com roupa usada".