Termografia infravermelha

 
A Termografia infravermelha é o meio de diagnóstico que se usa na medicina para detectar todas as mudanças da atividade funcional dos órgãos internos e tecidos do corpo, mesmo quando ainda não há alterações a nível físico, e os outros meios complementares de diagnóstico nada revelam.

 
O termógrafo recebe a radiação infravermelha emitida pelo corpo, e transforma-a em sinais elétricos. Este equipamento de diagnóstico observa e reproduz simultaneamente os padrões térmicos do corpo humano, que refletem tudo o que acontece no nosso organismo.
 
A Termografia permite detectar os mais importantes problemas do organismo, mesmo as patologias que não se detectam pelos outros meios de diagnóstico:
 
- Termografia mamária, termografia da próstata
- Patologias dos orgãos internos (incl. a tiróide) e da circulação sanguínea
- Patologias mal diagnosticadas, dores (ardores) inexplicáveis
- Veias varicosas
- Problemas da coluna vertebral e dos músculos
 
Termografia mamária usa-se para detectar a predisposição para o cancro da mama. O exame de termografia permite detectar a doença no seu estado inicial quando ainda não há tumor, mas já começou um processo maligno. Neste caso não é necessário aguardar que apareça um tumor, a paciente pode ser tratada com terapias naturais. O rastreio das mamas por termografia pode ser feito às mulheres da qualquer idade, mesmo às mulheres muito novas. 
 
No caso dos homens, termografia permite detectar a predisposição para o cancro da próstata e a situação quando o cancro já está no processo da formação.
 
Avaliando os músculos do corpo e a coluna vertebral, podemos encontrar lesões vertebrais e contrações nos músculos que produzem a dor. Os problemas musculares provocam muitas vezes sintomas semelhantes a doenças bastante graves. Dores e sintomas que são assumidos como tendo uma causa interna, na realidade têm a causa nos músculos. E ao contrário, dor ou ardor superficial pode significar o distúrbio interno. Usando a termografia, podemos evitar erros de diagnóstico, operações e outros tratamentos invasivos desnecessários.
 
Termografia é uma técnica totalmente segura e inócua; o rastreio faz-se sem contacto. Termografia como o método de diagnóstico de patologias permite evitar a exposição excessiva das pessoas aos raios X, o que é especialmente aconselhável para as crianças e grávidas.
 
Combinação do exame por termografia infravermelha com o tratamento natural tem uma grande vantagem, porque é possível começar o tratamento imediatamente depois deste exame, já na fase inicial da doença, quando o distúrbio ainda está no nível funcional e não há alterações físicas.
 
Esta técnica está disponível através de uma câmara, semelhante a uma máquina fotográfica, que foi implementada pelo Dr. José Travassos Valdez e requer um curso para interpretação dos sinais; a leitura das diferentes temperaturas do corpo e a predisposição para determinadas doenças, bem como a interpretação dos sinais de alerta que, devem ser tratados imediatamente de forma a evitar que o diagnóstico se confirma alguns anos mais tarde.
 
O tratamento é feito de forma natural, com vista a restituir o equilíbrio térmico ao corpo quando existem falhas detectadas pela máquina.
 
De um modo geral, a Termografia dedica-se ao estudo e interpretação rápida das várias temperaturas do corpo que podem indiciar doenças ou o mau funcionamento de órgãos. Os pontos de acupunctura são a chave para este trabalho facilitado pela ajuda desta máquina quem, segundo o seu criador, deveria estar ao serviço das unidades de saúde, como forma económica e eficaz de leitura dos sinais do corpo.
 
O método não implica qualquer tipo de contacto com o corpo e, não emite radiações, o que, para José Travassos Valdez, é mais um benefício que deve ser considerado.
 
 
Algarve Primeiro