Sociedade

“Tempo de verão” regressa ao Algarve

 
Não há dúvidas de que estamos no Outono, mas com sinais atípicos. A chuva já assinalou a sua presença um pouco por todo o país, as temperaturas já desceram, mas o verão insiste em dar mais alguns sinais.

 
O cenário de seca continua a inspirar cuidados, uma vez que, a quantidade de precipitação que já caiu, não é suficiente para esta época do ano.
 
De acordo com as previsões do IPMA, a chuva vai dar lugar ao tempo quente, com temperaturas na ordem dos 30ºC em muitos locais do continente.
 
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que esta nova vaga de calor dure de domingo até pelo menos quarta-feira da próxima semana.
 
Desde o dia 16 de outubro, iniciou-se um período de precipitação que deverá prolongar-se até dia 21 de outubro, com maior incidência nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo o Algarve a região com menores quantidades de precipitação, informa o IPMA em comunicado.
 
Com o tempo quente e seco, aumenta o risco de incêndio, já a partir do dia 21 de outubro e mantém-se assim até ao dia 25.
 
Nunca é demais alertar que, apesar do tempo quente e da tentação de ir até ao areal, as praias já não são vigiadas nesta época do ano e as correntes marítimas inspiram cuidados adicionais, pelo que se deve manter a devida distância dos locais de perigo.