siga-nos | seja fã
PUB
 

Telma Guerreiro e Humberto Brito

Imprimir Partilhar por email
29-08-2013 - 15:43
Em representação da Bujinkam Portugal – Associação para Estudo e Divulgação de Arte Ninja, Telma Guerreiro e Humberto Brito, membros da direcção, explicam o seu percurso e a motivação de pertencer a este grande grupo internacional.
 
Para os instrutores, é fundamental compreender que, a escola de Ninjutsu é um lugar de treino que se parece com um pequeno templo japonês. Está decorado com simplicidade, mas há uma atmosfera de culto no seu interior, onde cada objecto tem um significado e ocupa um lugar especial - o Kamidana (“altar dos deuses”) que se ergue no meio. 
 
Por cima, sobressai o olhar atento da fotografia do Soke (“herdeiro da tradição”) Masaaki Hatsumi - fundador e actual patriarca da Bujinkan.
 
Humberto Brito e Telma Guerreiro esclarecem que, o Ninjutsu, também conhecido pelo termo Ninpô, é uma arte marcial que surgiu durante o período medieval japonês (século VI), há mais de 800 anos, pela necessidade de guerreiros capazes de agir em quaisquer circunstâncias.
 
As tácticas de combate a curta distância, da altura, exigiam o aproximar-se do inimigo, a capacidade de derrubá-lo e decapitá-lo.
 
Neste contexto, o Ninjutsu reúne inúmeras técnicas que exigem um estudo constante por parte dos seus praticantes - embora à primeira vista, pareça incrivelmente fácil aplicar um golpe ao adversário, dando-lhe pouca ou nenhuma margem para resistir.
 
Com um percurso onde a paciência e a perseverança são as palavras-chave, Telma Guerreiro e Humberto Brito são um exemplo de dedicação e de continuidade da arte que praticam e cujos ensinamentos se constroem no tempo.
 
Telma Guerreiro iniciou a prática de Ninjutsu em 1988 com o Mestre Ernani Pinto Bastos, tendo sido a discípula a quem o Mestre passou o testemunho antes da sua morte. Pratica esta Arte de forma ininterrupta desde 1988, tendo assistido a inúmeros cursos nacionais e internacionais, nomeadamente Espanha, Alemanha, Inglaterra, e fez duas viagens de treino e estudo ao Japão, para aprender com o Mestre Dr. Masaaki Hatsumi, e tem nesta data o grau de Shidoshi 8ºDan. Foi também praticante de Iaidô como aluna do Mestre Alexandre Gomes da Costa, tem formação de Guarda Costas pela IBA – International Bodyguard Association desde 1997, através da qual trabalhou em Portugal e em Paris – França, como Guarda Costas de uma Familia Real Árabe. 
 
Actualmente é Presidente da Direcção da Bujinkan Portugal e Directora Técnica. 
 
Ministra no Ernani-san Dôjô as aulas para crianças e Defesa Pessoal Feminina.
 
Humberto Brito iniciou a prática de Ninjutsu em 1998 com o Mestre Ernani Pinto Bastos, treinando de forma ininterrupta até á presente data, tendo assistido também a inúmeros estágios nacionais e internacionais, nomeadamente em Espanha, Inglaterra, Noruega, e viajou duas vezes ao Japão para aprender directamente com o Mestre Masaaki Hatsumi. 
 
Começou a dar aulas em 2004 por indicação do Mestre Ernani Pinto Bastos e da Shidoshi Telma Guerreiro, sendo responsável pelas aulas de Ninjutsu para adultos, assim como pelas aulas de Defesa Pessoal. É o Vice-presidente da Bujinkan Portugal, e faz parte do Conselho Técnico. Foi também praticante de Iaidô como aluno do Mestre Alexandre Gomes da Costa. Tem nesta data o grau de Shidoshi 7ºDan.
 
Aos interessados em aprender:
 
A Shidoshi Telma Guerreiro e o Shidoshi Humberto Brito explicam que não é preciso ter capacidades especiais; ser atleta ou acrobata, pelo que, qualquer pessoa minimamente interessada poderá iniciar-se.
 
“É o Ninjutsu que se adapta à pessoa, não é a pessoa que tem necessariamente de se adaptar totalmente à arte”.
 
Suportados pelos ensinamentos que o Shihan Ernani Pinto Bastos, já falecido, lhes transmitiu, os instrutores afirmam que, “Não é um desporto de combate. Levaremos toda a nossa vida a treinar e a aprender” e especificam: “A aprendizagem começa com exercícios para protecção passiva do corpo. Nomeadamente o treino base de quedas - prática fundamental para desenvolver a habilidade corporal, a mobilidade e a flexibilidade.”
 
Humberto Brito esclarece que, esta primeira disciplina, denominada Taihenjutsu é considerada a “Arte de Mudar o Corpo” (de Tai - Corpo, Hen - mudar, e Jutsu - arte/perícia/técnica), que inclui os saltos, técnicas de queda, rolamentos e várias formas de deslocação em combate, incluindo a movimentação silenciosa (talvez a mais famosa característica dos Ninjas).
 
A partir do momento que as bases já são naturais na sua movimentação, o aluno está pronto para começar a aprender os princípios de treino com algumas armas tradicionais.
 
É de realçar que, Humberto Birot e Telma Guerreiro ministram a arte Ninja em Faro e que disponibilizam o seu conhecimento a todos quantos queiram experimentar e praticar. 
 
No Dôjô que representam e que tem o nome do Mestre Ernani Pinto Bastos, ensina-se o manejo, por exemplo, do Hanbô (bastão de 3 pés-90 centimetros), o Rokushakubô (bastão de 6 pés-180 centímetros), o Ninjatô (a Espada Ninja), os Senban Shuriken (estrelas de arremessar de quatro pontas), entre outras.
 
Em resumo, o título de Shihan é atribuído a partir do 10º Dan, e o máximo que se pode atingir é o 15º Dan.
 
Ernani Pinto Bastos, que empresta o nome ao novo Dôjô de Faro foi o único com este grau em Portugal.
 
Pela sua importância para o desenvolvimento desta arte no nosso país, pelos muitos ensinamentos que deixou e pelas conquistas realizadas, Ernani Pinto-Bastos que
descobriu o Ninjutsu há trinta anos pesquisando e estudando vários livros, foi ao Japão em 1988 e conheceu pessoalmente o Dr. Masaaki Hatsumi – conhecido internacionalmente como o grande Mestre e mentor da tradição dos Ninjas na actualidade.
 
Nesse mesmo ano, o Shihan fundou a “Bujinkan Portugal – Associação para o Estudo e Divulgação da Arte Ninja”, algo totalmente novo no nosso país.
 
De acordo com os Instrutores, Humberto Brito e Telma Guerreiro, que dão continuidade a todo esse trabalho e dedicação do Mestre Ernani, há normas que os alunos devem guardar e respeitar desde logo e que se resumem em duas palavras-chave: “paciência” e “perseverança”.
 
Conhecer o verdadeiro significado de ambas é a maior das lutas para qualquer candidato a Ninja.
 
Com um enorme sentido de responsabilidade e um particular desejo de continuar o testemunho que lhes foi deixado pelo Mestre, Humberto Brito e Telma Guerreiro disponibilizam o seu saber a todos quantos queiram experimentar e aprofundar mais conhecimentos.
 
Contactos:
 
Humberto Brito telemóvel 911 900 200
 
As aulas para adultos decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 20h00 às 21h30, ás terças e quintas das 19,30h ás 20,30h. Para mais informações estão disponíveis o e-mail: bujinkanportugal@gmail.com e também o website: www.bujinkanportugal.com  
 
Ninjutsu para crianças:
 
O Dôjô de Faro da Bujinkan Portugal, localizado no sítio da Galvana, também tem aulas de Ninjustu para crianças dos 6 aos 13 anos de idade.
 
O horário é: terças e quintas-feiras das 18h30 às 19h30. 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

Centro de Saúde de Silves não tem médicos de família para todos

ver mais
 
ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ALBUFEIRA: Jovem atira-se de viaduto para linha férrea devido ao "Baleia Azul"

ver mais
 
Vítor Aleixo visita hoje Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa

Vítor Aleixo visita hoje Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio