Política

Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio espera por escritura de permuta para nova Sede - PCP

 
Recentemente, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e reuniu com a sua Direção.

 
Esta Sociedade, fundada no dia 1 de maio de 1931, dispõe de uma Escola de Música com 36 alunos e uma Banda Filarmónica com 40 elementos. Atua em procissões, arruadas, concertos, festivais, comemorações e outros eventos, no concelho de Lagos e no País. Foi reconhecida como Coletividade de Utilidade Pública em 17 de setembro de 1988, agraciada pela Câmara Municipal de Lagos com a Medalha de Mérito Municipal em 1991 e com a medalha de Mérito Associativo em maio de 2006 pela Confederação das Coletividades de Cultura Recreio e Desporto, da qual é associada, revela o PCP em comunicado.
 
A mesma delegação, verificou que "as atuais instalações da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio são desadequadas para os seus fins, sendo urgente a mudança para uma nova sede, a qual está dependente de uma permuta entre a Parque Escolar e a Câmara Municipal de Lagos".
 
De acordo com esta permuta, a Parque Escolar recebe um terreno camarário em frente à Escola Secundária Júlio Dantas (o que permitira concluir a nova entrada desta escola); e cede à Câmara Municipal de Lagos o ex-Bloco C da Escola Secundária Júlio Dantas (desativado há mais de dois anos, apresentando sinais de degradação), que, por sua vez, será cedido pela autarquia à Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio para a sua sede.
 
De acordo com o PCP, por motivos que a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio desconhece, a escritura desta permuta aguarda concretização há mais de dois anos, o que permitiria concluir a nova entrada da Escola Secundária Júlio Dantas e dotar a Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio de uma nova sede.
 
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP por intermédio do deputado Paulo Sá, questionou o Ministro da Educação, se confirma que a escritura da permuta, entre a Parque Escolar e a Câmara Municipal de Lagos, aguarda concretização há mais de dois anos, como justifica este atraso e quando prevê que a mesma seja concretizada.