Ambiente

Simulacro de colisão entre dois navios mercantes com derrame de fuelóleo testa resposta em Portimão

AMN
AMN  
Realiza-se de 17 a 19 de abril, em Portimão, mais uma edição do exercício anual de combate à poluição no meio marinho “Atlantic Polex.PT 2024”, organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional.

O exercício irá simular uma colisão entre dois navios mercantes, ao largo do porto de Portimão, originando um incêndio, um rombo no casco com derrame de fuelóleo e, ainda, um ferido a bordo e um náufrago.
 
Segundo comunicado da Autoridade Marítima Nacional, da colisão resultará um derrame com duas grandes manchas de poluição, que irão atingir o porto de Portimão, afetando a praia fluvial, a marina, a fauna e flora do rio Arade.
 
No exercício integram meios de combate à poluição da Autoridade Marítima Nacional com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa e outros meios nacionais, assim como internacionais, com os meios da European Maritime Safety Agency (EMSA) e dos parceiros do Acordo de Lisboa (França, Espanha e Marrocos).
 
No dia 18 de abril irá realizar-se a primeira fase do exercício com um seminário subordinado ao tema "Preservação do meio marinho", onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar. Este seminário que é aberto ao público, realiza-se pelas 14h30 no Museu de Portimão. Poderá também ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.
 
No segundo dia, 19 de abril, terão lugar diversas ações de combate à poluição com o exercício previsto, onde serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.