siga-nos | seja fã
PUB
 

Sezinando Rosa

Sezinando Rosa
Imprimir Partilhar por email
24-11-2013 - 22:15
O Algarve Primeiro resolveu prestar uma merecida homenagem a um homem cujo percurso se dedicou aos outros e à igreja. Trata-se de Sezinando Rosa que é o Padre mais idoso de Portugal, natural de Vila Real de Santo António e um exemplo de dedicação à sua ideologia e opção de vida.
 
 
Sezinando Rosa nasceu a 20 de Julho de 1911, pelo que celebrou o seu centésimo aniversário este ano com um reconhecimento da instituição a quem se entregou cerca de 77 anos. 
 
Assim, a Diocese do Algarve fez questão de marcar este momento com a celebração de uma missa pelo seu aniversário, “dando graças a Deus por mais um ano de vida” e, aproveitando a oportunidade para recordar o percurso de Sezinando Rosa, o padre mais idoso de Portugal e ordenado há mais tempo, que obedeceu a sete papas. 
 
De acordo com fonte da igreja, o padre está aposentado há alguns anos e é conhecido como cónego monsenhor Sezinando Rosa. 
 
Foi administrador da Rádio Renascença e secretário-geral da Universidade Católica Portuguesa, foi sacerdote durante 77 anos e deveu obediência a sete papas e sete bispos do Algarve. 
 
Presentemente a viver com familiares em Alcantarilha no concelho de Silves, recordar o percurso de Sezinando Rosa é anotar que foi ordenado sacerdote a 15 de Setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês em que foi ordenado. 
 
Sezinando Rosa foi vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha, administrador paroquial da Guia em Albufeira, secretário-geral da Acção Católica de Portugal e director do Secretariado-Geral da Conferência Episcopal Portuguesa. 
 
Do seu percurso é ainda de enaltecer o facto de ter sido provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha e professor no Liceu de Faro e, desde que nasceu, foi contemporâneo de nove papas, facto que pode muito bem explicar o seu carácter e a forma como tem conduzido o seu percurso de forma notável e com uma entrega singular. 
 
Devido ao seu estado de saúde, Sezinando Rosa está acamado, sendo que as suas deslocações se têm complicado. Ainda assim, consegue alguma mobilidade com o auxílio de uma cadeira de rodas e o apoio dos muitos que o rodeiam diariamente, numa justa homenagem pela entrega que prestou aos outros durante os seus cem anos de vida. 
 
Sezinando Rosa é um exemplo de resistência e, acima de tudo, de luta e de longevidade a que se acrescenta o facto de ser um algarvio notável cujo percurso se tem delineado dentro e fora da terra que o viu nascer. 
 
(Actualização:15.02.11) 
 
22-03-12 
O cónego Sezinando Rosa, padre católico mais idoso do país, morreu aos 100 anos, no dia 21 de Março de 2012. 
 
Foi contemporâneo de 9 Papas e 8 bispos do Algarve. 
 
O funeral realizou-se no dia 23 de Março de 2012, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Roque



-

Miguel Drago



-

Filipe Santos



-

Manuel Cabanas



-

António Aleixo



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Vem aí a Feira de Santa Iria adaptada aos novos tempos mas mantendo a tradição

FARO:Vem aí a Feira de Santa Iria adaptada aos novos tempos mas mantendo a tradição

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LOULÉ:Vítor Aleixo tomou posse para novo mandato com casa arrumada e contas em dia

LOULÉ:Vítor Aleixo tomou posse para novo mandato com casa arrumada e contas em dia

ver mais
 
Steven Sousa Piedade quer último mandato para deixar "Marca Montenegro"

Steven Sousa Piedade quer último mandato para deixar "Marca Montenegro"

ver mais
 
Seleção Nacional volta a jogar no Estádio Algarve no próximo mês

Seleção Nacional volta a jogar no Estádio Algarve no próximo mês

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio