Curiosidades

Se ressona, siga estas 6 dicas

Ressonar é uma perturbação do sono.
Ressonar é uma perturbação do sono.  
Foto - Freepik
Mais de metade dos adultos ressona, mas existem 6 dicas que podem ajudar a minimizar este problema.

Segundo os entendidos nesta matéria, ressonar é uma perturbação do sono que, para além de prejudicar o bem-estar pessoal,  pode influenciar a qualidade do sono do próprio e a das pessoas que partilham o mesmo espaço.
 
Segundo Mike Dilkes, um cirurgião otorrinolaringologista, ressonar “não é um hábito que se pode escolher ter, mas que se pode escolher parar”. É uma ação voluntária, tal como beber e fumar, e pode ter consequências graves para a saúde pública.
 
Qualquer pessoa pode ser um "ressonador ocasional" numa determinada fase da sua vida, sobretudo se tiver obstrução nasal associada a um desvio do septo nasal, à gripe ou à rinite alérgica. O ressonar também é muito frequente nos idosos, devido a um maior relaxamento da musculatura da faringe neste grupo etário.
 
De acordo com os entendidos, ressonamos devido a estes fatores:
 
• Quando adormecemos, os músculos do palato, língua e garganta relaxam
• A via aérea fica mais pequena, o que dificulta a passagem do ar
• As vias respiratórias vibram
• É provocado um som áspero e ruidoso que se designa por ronco
• A respiração fica suspensa por alguns instantes, provocando uma queda dos níveis de oxigénio.
 
Na mesma sequência, também são de incluir diversos problemas tais como:
 
• Fadiga
• Irritabilidade
• Impotência
• Perda da concentração e memória
• Diabetes
• Hipertensão
• Enfarte durante o sono.
 
Os especialistas explicam ainda que, com o avançar da idade se torna mais frequente o ato de ressonar em virtude  de as paredes da faringe ficarem cada vez menos resistentes, provocando um estreitamento das vias aéreas, o que, por sua vez, causa um ambiente propício à sua vibração. É mais comum em homens e afeta a qualidade de vida, visto que o ato de ressonar muito alto provoca um sono mais superficial, o que altera a qualidade do descanso, sublinham os mesmos entendidos.
 
No mesmo lote de motivos associados ao ressonar, temos também de incluir fatores como:
 
• Dificuldade em respirar pelo nariz: por alterações da anatomia, septo nasal desviado, por constipação ou alergia
• Obesidade ou excesso de peso
• Ingestão de drogas ou medicamentos que provocam o relaxamento muscular (ex: comprimidos para dormir)
• Presença de secreções no nariz
• Dormir de barriga para cima, que agrava o ato de roncar
• Apneia do sono, que acontece quando a respiração “para”.
 
O primeiro passo para evitar ressonar deve ser a adoção de um estilo de vida saudável que consiste em evitar refeições muito calóricas sobretudo ao jantar, beber bebidas sem álcool e praticar regularmente atividade física não extenuante (sobretudo para quem faz exercício no final do dia).  
 
Na mesma sequência, existem alguns truques curiosos que podem reduzir o ato de ressonar:
 
1. Usar meias de compressão
As meias que, por exemplo, se utilizam nos voos de longo curso para prevenir coágulos sanguíneos, podem também ser utilizadas para minimizar os episódios de apneia do sono.
Estas meias reduzem a sensação de inchaço das pernas depois de um dia intenso. Isto deve-se à acumulação de líquido, que se pode dirigir para outras zonas do corpo, o que aumenta o problema.
 
2. Usar uma bola de ténis
Quem dorme de barriga para cima tem maior probabilidade de ressonar, porque a língua e os tecidos moles podem diminuir ou bloquear as vias respiratórias.
Para que isto não aconteça, várias pessoas sugerem atar uma bola de ténis nas costas da roupa de cama. Isto fará com que se torne desconfortável dormir de barriga para cima, forçando a pessoa a dormir de lado.
À medida que o tempo passa, dormir de barriga para cima deixará de ser uma posição necessária para o corpo descansar em condições, adotando outras que vão evitar que ressone.  
 
3. Cantar
Cantar durante o dia pode melhorar a vida de quem ressona. Esta atividade tonifica os músculos no local onde ocorre a vibração que dará origem ao ronco.
 
4. Tapar a boca
Normalmente, quando o roncar acontece, o palato mole bloqueia as vias respiratórias, o que faz com que as pessoas fiquem de boca aberta.
Estar de boca aberta é meio caminho andado para começarmos a ressonar. E, para resolver isso, sugere-se que se tape a boca com fita adesiva para que voltemos a respirar pelo nariz.
 
5. Usar tiras/pensos para deixar de ressonar
As tiras ou pensos para deixar de ressonar são muito fáceis de utilizar. A sua eficácia varia de pessoa para pessoa, já que a respiração nasal não é, normalmente, a única razão para ressonar.
Estes pensos para deixar de ressonar estão disponíveis em diferentes tamanhos, para que seja fácil escolher qual se adapta melhor às dimensões de cada nariz. Vão abrir as narinas para que o ar chegue à garganta de forma funcional.
Além de diminuir o ressonar, melhoram a respiração e aliviam a congestão nasal. Garantem uma melhoria significativa do descanso e são especialmente eficazes quando estamos com gripe ou com uma crise alérgica.
Por serem muito práticos, estes pensos para deixar de ressonar podem ser uma boa abordagem em determinados casos.
 
6. Comprar uma almofada nova
É importante manter limpa a almofada, lavando-a regularmente, por forma a evitar a acumulação de ácaros e uma consequente alergia, o que pode obstruir as vias respiratórias.
 
Por fim, os entendidos recomendam vigilância médica para os casos mais graves e em que é necessário intervir, sobretudo quando existem doenças associadas.
 
Fátima Fernandes