Economia

São Brás de Alportel em 12.º lugar no ranking do Anuário dos Municípios Portugueses

 
A autarquia de São Brás de Alportel revelou esta segunda-feira que o anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016, colocou o Município em 12.º lugar no ranking global dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados globalmente.

 
Ao nível distrital, São Brás de Alportel é o quinto melhor município na classificação geral e o primeiro município de pequena dimensão de toda a região. Nesta análise são considerados como de pequena dimensão os municípios com menos de 20.000 habitantes, como é o caso de São Brás de Alportel.
 
O ranking Global dos Municípios é calculado com base em vários indicadores que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente ao longo do Anuário. Integram o ranking dos 100 municípios melhor classificados, as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada, explica a mesma nota.
 
A pontuação total possível é de 1.900 pontos e São Brás de Alportel obteve 1.254 pontos no ano transato.
 
A gestão exemplar são-brasense destaca-se ao nível do passivo exigível dos municípios, um indicador que tem que ver com dívidas de médio e longo prazo, e onde São Brás de Alportel é o 2.º município algarvio melhor classificado, com mais baixo passivo e 39.º a nível nacional. Neste campo, destaca-se ainda uma tendência decrescente de passivo desde 2010.
 
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 avaliou também o índice de dívida total, que consiste na relação entre o endividamento total e a receita corrente. Neste ranking, São Brás de Alportel surge na 2ª melhor posição em todo o distrito de Faro e na 35.ª posição nacional.
 
No ranking dos Municípios com menor volume de despesa paga em juros acumulados desde 2006, São Brás de Alportel surge na 30.ª posição.
 
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 está disponível no sítio da Ordem dos Contabilistas Certificados aqui: