Sociedade

Saiba como vão ser as Jornadas Europeias do Património Cultural em Castro Marim, Albufeira e Silves

 
As Jornadas irão ser assinaladas por todo o país, envolvendo 1500 atividades, 160 concelhos e mais de 800 entidades públicas e privadas.

 
No âmbito das Jornadas Europeias do Património Cultural, o Município de Castro Marim organiza, no próximo dia 24 de setembro, pelas 09h30, uma caminhada pela natureza.
 
O percurso, de 6km, começa à entrada da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António e passa por uma salina industrial e outra artesanal, onde o salineiro Reinaldo Faísca dará a conhecer a diferença entre a exploração artesanal, de pequenos talhos, onde o sal é recolhido manualmente, e a exploração industrial, de grandes dimensões, onde o braço do homem foi substituído pelas máquinas.
 
Ambas constituem habitats fundamentais para as aves aquáticas, sendo utilizadas como local de repouso, alimentação e nidificação.
 
A iniciativa conta com a colaboração do fotógrafo Agostinho Gomes, que se interessa e dedica, desde os anos 80, pela avifauna da região do Baixo Guadiana. 
 
A sua manifesta paixão pode observar-se na exposição de fotografia sobre Património Natural, patente na sede da Reserva Natural, realizada em parceria com os fotógrafos Hugo Esteves e José Carlota. Do programa faz ainda parte a visualização de um filme sobre a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António. 
 
A Caminhada pela Natureza é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com a colaboração do Centro de Marcha e Corrida de Vila Real de St. António, do fotógrafo Agostinho Gomes e do salineiro Reinaldo Faísca.
 
Em Silves e sob o mote “Património e Natureza”, a Câmara Municipal volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património através da dinamização de um programa que decorrerá nos dias 22 e 23 de setembro.
 
A primeira dessas atividades é o lançamento online, no próximo dia 22, de uma brochura das “Lojas com História”, uma publicação que apresenta o levantamento dos estabelecimentos mais antigos do concelho que continuam a exercer a sua atividade seguindo metodologias que os tempos modernos fizeram cair em desuso e que são um “Museu Vivo”, de um Algarve de outros tempos em que as tradições e necessidades eram outras.Ao todo são uma dezena e meia de estabelecimentos, alguns com portas abertas desde o século XIX ou inícios do século XX, existentes um pouco por todo o concelho.
 
No dia 23 de setembro, as propostas abrangem o “Olhar a Paisagem, proteger o Património e a Natureza”, nome da batida fotográfica agendada para as 10h00, na zona ribeirinha de Silves e que tem como objetivo registar a Natureza, inserida na malha urbana da cidade de Silves, dando simultaneamente a conhecer, através de imagens fotográficas, a relevância da Natureza na cidade, nos jardins, na envolvência dos monumentos, nas praças, na envolvente ao rio Arade ou até mesmo nos quintais ou nos vasos de uma varanda. 
 
As 24 melhores fotografias - que serão selecionadas por um júri a designar – serão oportunamente expostas numa exposição coletiva, a ter lugar na Igreja da Misericórdia de Silves, entre os dias 20 de outubro de 2017 e 15 de janeiro de 2018. 
 
O regulamento desta batida fotográfica encontra-se disponível no portal do Município em www.cm-silves.pt. 
 
O workshop “Manhãs de Cal”, é a proposta do Município para o público mais novo dos 6 aos 12 anos. A iniciativa tem lugar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, entre as 10h00 e as 13h00, onde os mais novos terão a oportunidade de fazer uma experiência de pintura a fresco, confecionando as suas próprias tintas coloridas à base de cal e pigmentos naturais, para as aplicar numa tela, com desenho temático inspirado em elementos característicos da cidade. A participação é livre mas sujeita a inscrição prévia.
 
Finalmente no Concelho de Albufeira, a Autarquia, realiza o encontro "(A) Riscar Património em Albufeira", que irá reunir jovens de todo o Algarve unidos pela paixão pelo desenho de espaços históricos e monumentos. 
 
O ponto de encontro será no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, pelas 10h00, a que se seguirá um passeio pela cidade para descobrir os seus recantos e as suas histórias escondidas, retratando através do desenho / esboço particularidades de Albufeira.
 
Pelas 18h00, será inaugurada a exposição "Urban Sketchers Paderne", que estará patente no Museu Municipal de Albufeira até 25 de fevereiro de 2018. A mostra revela os desenhos realizados no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 18 de abril de 2016, que resultou de um passeio pelo património e natureza da freguesia de Paderne, vila e castelo.
 
Os Urban Sketchers Algarve são um coletivo de autores, que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem ou os sítios por onde viajam.
 
Refira-se que as Jornadas Europeias do Património 2017 terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro, este ano subordinadas ao tema Património e Natureza, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões.