siga-nos | seja fã
PUB
 

Rui Machado

Rui Machado
Imprimir Partilhar por email
22-09-2013 - 00:11
Falar de Rui Machado é descrever um percurso marcado por dificuldades e obstáculos que se converteram em motivação e capacidade de luta para alcançar sempre o melhor resultado.
 
 
O Farense, Rui Machado é um tenista reconhecido da sua modalidade nas dimensões regional, nacional e internacional. 
 
Para que se compreenda mais de perto o que o faz um atleta de sucesso, importa remontar aos seus 6 anos de idade, altura em que começou a jogar ténis no Clube de Ténis da Quinta do Eucalipto. 
 
Foi nessa instituição que deu os primeiros passos na competição regional e, aos 11 anos sagrou-se n.1 do Ranking Nacional de Iniciados. 
 
Durante a fase inicial de competição, treinou e competiu sempre em piso rápido sobre a orientação de Eduardo Rodrigues e do Prof. Eduardo Beldade. 
 
Aos 14 anos, foi Vice-Campeão Nacional de Infantis e Campeão Nacional por Equipas desta feita pelo Centro de Ténis de Faro. 
 
Apesar de não ter sido campeão nacional dos iniciados aos cadetes, Rui Machado manteve o número 1 do Ranking Nacional a maioria destes anos, sendo que a maior parte da competição foi realizada no Algarve em piso rápido. 
 
Com 15 anos de idade, decidiu iniciar um estágio de verão em Barcelona, no Centro de Ténis da Federación Catalana, no qual tomou a opção de vida de ser jogador profissional de ténis. 
 
Com o apoio da família e a promessa de que continuaria os estudos em Espanha até terminar o 12º ano, o desafio começou ao lado de muitos dos jogadores de ténis conhecidos na actualidade. 
 
Com os aperfeiçoamentos e afinamentos da Escola Espanhola, foi Campeão Nacional de Júniores em 2001 e Vice-Campeão Regional da Cataluña, tendo aos 17 anos entrado para o Ranking ATP com os seus primeiros dois pontos num Satelite Espanhol. 
 
Depois de concluído o 12º ano e de ter tido entrado na Universidade da Catalunha para estudar Economia, Rui Machado decidiu pôr os estudos em segundo plano e iniciar a sua carreira de uma foma profissional, opção que lhe valeu os sucessos que só viria a alcançar mais tarde porque não desistiu. 
 
Com 19 anos Rui Machado já era o nº1 Nacional do Ranking ATP tendo terminado a época em 483º a nível mundial. Seguiu-se um período de intensa competição em Futures, tendo atingido o seu melhor ranking em 2005 na posição de 242º do mundo, sendo no início de 2006 que se lesionou no joelho e no pulso, situação essa que o obrigou a uma paragem competitiva de quase 2 anos, apesar das muitas tentativas para regressar à sua forma. 
 
Em 2006 tomou a decisão de entrar no Projecto do Team Lagos, que apresentou todas as condições para que o Rui pudesse regressar a Portugal e ter uma recuperação profunda. 
 
Durante a segunda metade do ano de 2006 foi supervisionado por Pedro Cordeiro que o acompanhou os primeiros passos do regresso à competição. Continuando integrado no Projecto Team Lagos no ano de 2007 foi treinado pela dupla Bernardo Mota - Gonçalo Nicau. 
 
No final de 2007 o projecto Team Lagos encerrou as portas e o Rui escolheu o João Cunha e Silva para ser o seu orientador. Após uma pré-época sobre as instruções de Cunha e Silva, Rui Machado regressou à competição provando ter recuperado tudo o que tinha realizado em 2005 ainda com mais maturidade e com pontos fracos melhorados. 
 
Foi já em 2008 que o atleta quebrou todos os seus recordes pessoais, tendo ganho 6 Futures e 26 vitórias consecutivas no circuito ITF. Iniciando a época em TOP800, o tenista terminou na posição 153º ATP. 
 
O ano de 2009 começou da melhor maneira ao qualificar-se para o ATP 250 de Costa do Sauipe, no Brasil, alcançando a 2ª ronda. No terceiro torneio da época, em Meknes (Marrocos), conquista o primeiro título do ATP Challenger Tour num torneio de 30 mil euros (com hospitalidade). Foi o 12º título internacional de singulares na carreira que o levou ao seu melhor ranking de sempre: 129º do ATP. 
 
Actualmente assume o estatuto de jogador TOP 200 e todas as semanas tenta quebrar o seu melhor Ranking de sempre. 
 
Nascido em 1984, Rui Machado é um jovem tenista farense que muito orgulha os seus conterrâneos e faz enaltecer o Algarve e o país pelos resultados alcançados, razão pela qual merece uma distinção que lhe renove a força e o espírito entusiasta com que encara o desporto e a competição ao mais alto nível, sendo que o futuro é sempre o seu objectivo a atingir. 
 
(Actualização:14-04-11)
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Festival F expande-se até ao Parque de S. Francisco com mais um dia

FARO:Festival F expande-se até ao Parque de S. Francisco com mais um dia

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ALBUFEIRA: Praia dos Salgados com “bandeira vermelha”

ALBUFEIRA: Praia dos Salgados com “bandeira vermelha”

ver mais
 
Concluída obra na Estação Elevatória de Águas Residuais de Vilamoura

Concluída obra na Estação Elevatória de Águas Residuais de Vilamoura

ver mais
 
Reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão em trabalhos de pintura no Estádio Municipal

Reclusos do Estabelecimento Prisional de Olhão em trabalhos de pintura no Estádio Municipal

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio