siga-nos | seja fã
PUB
 

Ricardo Mestre

Ricardo Mestre
Imprimir Partilhar por email
19-08-2013 - 16:31
Um nome bem conhecido do público a partir das suas presenças no ciclismo, Ricardo Mestre é mais um algarvio notável que faz enaltecer a região nos muitos “pisos” de estrada em que conquista prémios e promove o Algarve além fronteiras.
 
 
Natural da Cortelha, concelho de Castro Marim, Ricardo Mestre nasceu a 11 de Setembro de 1983, é um ciclista português que corre actualmente pela equipa Prio-Tavira e que alcançou o topo na Volta a Portugal de 2011 arrecadando o primeiro lugar na prova mais notável do país. 
 
Acerca do seu percurso, Ricardo Mestre começou a sua carreira enquanto ciclista profissional sénior na equipa Duja-Tavira em 2006, mantendo o seu elo de ligação à mesma até ao presente. 
 
Apesar da equipa ter mudado de nome para Palmeiras Resort-Prio-Tavira e para Prio-Tavira, Ricardo Mestre apenas tem mudado a sua condição física que o tem preparado para alcançar melhores resultados. 
 
Os seus sucessos começaram logo em 2006, quando ganhou uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e foi 2º nos Campeonatos Nacionais de Estrada de Portugal. Quatro anos mais tarde, em 2010, Ricardo Mestre conseguiu o honroso segundo lugar à geral na Volta à Bulgária, vencendo pelo meio uma etapa. 
 
Já em 2011, se previa que Ricardo Mestre conseguisse acrescentar vitórias à sua carreira, pois ganhou troféus no GP Joaquim Agostinho (em etapa e na classificação geral) e conseguiu já uma vitória e um segundo lugar na edição de 2011 da Volta a Portugal a que se juntou o desfecho triunfal em que o Algarve Primeiro publicou: “O português Ricardo Mestre (Tavira-Prio) venceu a 73.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. 
 
Ricardo Mestre alcançou aos 27 anos a vitória mais importante da sua carreira e sucedeu no historial de vencedores da prova ao espanhol David Blanco, seu antigo companheiro de equipa, que triunfou na Volta em quatro ocasiões. 
 
O êxito do corredor algarvio é o primeiro de um português desde 2003, ano em que o triunfo coube a Nuno Ribeiro, e é o quarto consecutivo do Tavira, equipa vencedora das três edições anteriores, com David Blanco. Em termos coletivos, a formação tavirense também saiu vencedora. 
 
Profissional desde 2006, sempre em representação da equipa do Tavira, Mestre fez a sua melhor época de sempre, tendo ganho o Troféu Joaquim Agostinho em julho, antes de se impor na Volta a Portugal, com apenas um triunfo, no contrarrelógio da sétima etapa, na qual assumiu a liderança. 
 
Segundo algarvio a vencer a Volta a Portugal, depois de José Martins em 1946 e 1947, Mestre levou a camisola amarela desde a Guarda até Lisboa, para terminar com 1.31 minutos de avanço sobre o companheiro de equipa André Cardoso e 2.24 sobre Rui Sousa (Barbot-Efapel)”. 
 
Ao longo da sua carreira, Ricardo Mestre ficou também associado à seguinte lista de Palmarés: 
 
2006- Campeonato Nacional de Estrada de Portugal - 
Volta a Portugal Vencedor da 6ª etapa, entre Santo Tirso e Fafe 
 
2007- Volta a Portugal 13º classificado final 
 
2008- GP Internacional Paredes Rota dos Móveis 4º classificado final, Volta a Portugal 17º classificado final 
 
2010- Volta à Bulgária 2º classificado final 
 
2011- Vencedor da Volta a Portugal. 
 
Com a crença de que o ciclismo poderá voltar a dar muitas mais alegrias aos algarvios e aos portugueses em geral como outrora, Ricardo Mestre merece o reconhecimento de todos quantos se orgulham de ter este jovem atleta no pódio a merecer muitos aplausos e felicitações. 
 
(Actualização:18.08.11)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

José Afonso Gomes



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

Aprovada III fase do Plano de Pormenor da Lejana que prevê terceira circular de Faro

ver mais
 
II Liga: Leixões vence Olhanense

II Liga: Leixões vence Olhanense

ver mais
 
Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

Fardo de droga dá à costa da Ilha da Culatra

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio