Sociedade

Relatório do Observatório Local de Educação do Concelho de Loulé apresentado na Sala da Assembleia Municipal

 
 
As professoras Helena Baptista e Belmira Neves apresentaram na quarta-feira, 19 de outubro, o relatório do Observatório Local de Educação do Concelho de Loulé, relativo ao ano letivo 2014/2015, numa sessão que teve lugar na Sala da Assembleia Municipal, perante uma plateia composta na sua grande maioria por docentes.

 
Acompanhar e monitorizar o sistema educativo local, proporcionar o apoio à decisão estratégica em matéria educativa, contribuir para a reflexão sobre as práticas e os processos educativos e para a melhoria da qualidade dos resultados dos alunos, acompanhar a revisão e o redesenho da nova Carta Educativa do Município e contribuir para a definição do Plano Estratégico Municipal, no âmbito das “Cidades Educadoras”, são alguns dos objetivos deste documento.
 
Este trabalho começou a ser realizado no início de 2015, no âmbito da criação do Observatório Local de Educação. Para tal, foi criado um grupo constituído por elementos ligados a diferentes áreas da Educação que integrou como consultores dois docentes da Universidade do Algarve – Manuel Conceição e Sandra Valadas, já que, de acordo com Helena Baptista, coordenadora do projeto, “era necessária uma supervisão científica e académica”. 
 
O trabalho de recolha de dados, análise, organização e elaboração do relatório foi desenvolvido durante 18 meses, reportando-se ao ano letivo de 2014/2015. 
 
Foi utilizada uma metodologia que pretendeu concentrar o maior volume possível de informação sobre a realidade social, cultural e educativa do Concelho relativa a esse ano letivo.
 
Durante a sessão, as duas professoras responsáveis pelo Relatório apresentaram a estrutura do mesmo, dividida em quatro partes.
 
Na primeira é apresentada a caracterização demográfica da população do Concelho, com base no Censo de 2011, inserindo os dados no Território Nacional, no Continente e no Algarve.
 
Na segunda parte foram elencadas as infraestruturas, educativas, desportivas, culturais, associativas e espaços de culto do Concelho. Na terceira parte o grupo debruçou-se sobre a Educação no Concelho apresentando: o número de alunos em cada grau de ensino, desde o pré-escolar nos ensinos público, solidário e privado ao ensino secundário; todas as ofertas formativas; as medidas promotoras do sucesso escolar; as medidas de inclusão e a educação de adultos. Também foram abordadas as missões e metas incluídas nos Planos Anuais de Atividades das Unidades Orgânicas, assim como a Ação Social Escolar e os Recursos Humanos. 
 
Ainda na terceira parte é tratado o tema da avaliação, que inclui a qualidade do sucesso, o abandono escolar e a indisciplina.
 
Na quarta parte são apresentadas as articulações estabelecidas entre as Unidades Orgânicas e a comunidade escolar, nomeadamente com Programas e Projetos Nacionais e com os Serviços Educativos da Câmara Municipal de Loulé.
 
O estudo agora publicado pretende suscitar a reflexão alargada dos agentes educativos e, segundo as autoras, “deve incorporar uma atualização permanente com as informações fundamentais de cada ano letivo já que é um ponto de partida”. 
 
Será um instrumento importante sobretudo para os órgãos de gestão dos agrupamentos de escolas, os pais e encarregados de educação, Câmara Municipal de Loulé mas também para a comunidade do Concelho em geral.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, “é necessário um acompanhamento e um envolvimento da Autarquia, das escolas e dos professores”. “Estamos aqui para colaborar porque acreditamos que o melhor investimento que poderemos fazer é no sucesso educativo das nossas crianças. A nossa atitude é de abertura pois, numa primeira instância, são vocês quem mais percebe de educação. Mas nós também temos os nossos recursos que, somados aos vossos, podem dar grandes frutos”, sublinhou Vítor Aleixo. 
 
Já o delegado regional de Educação, Francisco Marques, sublinhou a importância deste trabalho que “só foi possível pelo esforço e perseverança de ambas as autoras”. “Temos um documento bastante completo, importante e que deve ter a sua continuidade para que futuramente possa ser uma bengala para todos os que trabalham a educação no Concelho e para todos aqueles que querem que a educação neste Concelho possa melhorar ainda mais”, afirmou.
 
Este responsável enalteceu ainda “a visão que a Autarquia de Loulé tem tido nas apostas que tem feito na área da educação, não só acreditando neste trabalho, estimulando a sua realização, como também noutros aspetos em termos de investimento nas escolas, na educação, nos professores”.
 
Com uma população de 69211 residentes, o Concelho de Loulé contou no letivo de 2014/2015 com 11719 alunos. 
 
Relativamente aos equipamentos escolares, destacam-se 42 jardins-de-infância, 27 escolas do 1º Ciclo, 8 do 2º e 3º Ciclos, 3 secundárias e 1 do ensino profissional. 
 
Nesta contabilidade, para além do ensino público foi ainda tido em conta o privado, com Colégio Internacional de Vilamoura que leciona do pré-escolar ao secundário, e o ensino solidário prestado pelas IPSSS na área do pré-escolar.
 
Algarve Primeiro