siga-nos | seja fã
PUB
 

Regresso ás aulas: dicas para ser um bom estudante

Imprimir Partilhar por email
03-09-2013 - 21:55
Com a aproximação do regresso ás aulas, nunca é demais recordar que existem alguns segredos que podem ajudar o desempenho escolar.
 
Ao mesmo tempo, esta é uma altura em que pais e filhos se devem reunir e delinear objectivos para o ano lectivo que vai começar.
 
Seja em que nível de ensino for, o sucesso depende de uma correcta articulação entre pais e filhos e da criação de metas em conjunto para que todos entendam a escola como uma responsabilidade individual e familiar.
 
Assim, vale a pena ter em conta que, apesar de cada indivíduo ter o seu método de estudo, o trabalho contínuo é a base das boas notas.
 
É desde o primeiro dia de aulas que se deve incutir o espírito de trabalho, as regras, instituir o tempo livre e os horários de estudo, pois os dias vão passando e as exigências rapidamente sobem de tom.
 
Ao invés de pressionar os filhos, aos pais cabe a tarefa importantíssima de ajudar, encaminhar, explicar e mostrar como é que se pode facilitar a tarefa exigente que é construir o conhecimento, sabendo que o processo implica a participação de todos.
 
O aluno deve compreender que, é da sua responsabilidade estar atento ás aulas, fazer as questões necessárias para esclarecer as dúvidas e depois completar com um trabalho fora das aulas que lhe vai permitir solidificar a aprendizagem e perceber que a mesma se pode aplicar a diversas situações.
 
Os pais devem facilitar esse processo respeitando o tempo dos filhos, criando o espaço de estudo e dando oportunidade de participar sempre que seja necessário.
 
A educação é o primeiro ponto a ter em conta relativamente à motivação para estudar. Pais que sejam bons exemplos de estudo e de trabalho terão mais facilidade em mostrar essa importância aos filhos, pois mostrar desinteresse pelas actividades lectivas é o pior requisito para ter um filho bem sucedido na escola.
 
Muito mais do que adquirir equipamentos de topo, o aluno precisa de ser encorajado para trabalhar e entender, desde cedo, a importância do seu esforço para o resto da vida.
 
Em cada idade, deve-se ajustar o discurso e mostrar claramente essa importância, sem esquecer que, pais empenhados no sucesso dos filhos, significa alunos orgulhosos e determinados, apostados em conquistar o seu próprio orgulho.
 
Criar hábitos de estudos desde cedo, é o mesmo que cultivar um sentido de responsabilidade e de trabalho para o futuro, por isso é fundamental que se faça de uma forma agradável e que a criança compreenda a razão de ter de dedicar algum tempo a tarefas desde muito pequena.
 
O mesmo se passa com o cumprimento de regras e de horários que vão determinar o seu comportamento nas mais variadas actividades em que vai participar e influenciar a impressão dos professores em função ao seu desempenho.
 
Um aluno atento, tem muitas mais probabilidades de assimilar conhecimento e muito mais respeito por parte dos professores que conseguem cumprir a sua função.
 
A atenção é também uma construção desde o berço, já  que o tempo que dedicamos aos nossos filhos é o suporte para que se habituem a ouvir, a falar e a expressar os seus pensamentos.
 
Quer isto dizer que a escola é uma formalização do que foi construído no tempo em casa e não algo totalmente novo e que vai deixar a criança baralhada. 
Há uma coisa comum em todas as pessoas: a alegria, o orgulho e a vontade de se ser bom, de se dizer que se sabe, que se tem boas notas, de saber que podemos chegar longe e, para que tal aconteça, os requisitos anteriores são fundamentais, tal como ajuda ter em conta algumas dicas.
 
Só para estudantes que querem ter sucesso:
 
1. Não faltar às aulas! Pode não parecer mas é mesmo muito importante estar presente nas aulas. Quando o aluno está nas aulas, mesmo que não goste do professor ou da disciplina, se tiver vontade de aprender vai sempre absorver matéria, tirar apontamentos, mantendo-os organizados e assim quando for estudar tudo será muito mais simples. Para além disso evita chumbar por faltas ou ter problemas com os pais e professores.
 
2. Fazer esquemas e resumos. O facto de escrever a matéria pelas suas palavras faz com que se aprenda mais rapidamente e que, quando se faz a revisão da matéria, a mesma já esteja organizada, sintetizada e acessível.
 
3. Tirar dúvidas e fazer exercícios. Quando tiveres uma dúvida, não tenhas problemas em perguntar ao professor ou a um colega que saiba, pois só assim poderás ter pleno conhecimento da matéria... uma dúvida leva a que confundas toda a matéria. Também é importante que faças exercícios, pois só saber a matéria não chega, é preciso saber aplicá-la, pois é isso que te pedem nos testes.
 
4. Paciência e persistência são as palavras-chave para construir o conhecimento e ter bons resultados.
Nada se consegue sem trabalho, e quando se consegue algo de mão beijada não tem o mesmo sabor de quando trabalhámos para conseguir. Quando encontrares dificuldades não desistas, lembra-te do teu objectivo e trabalha para o conseguires. Quando precisares pede ajuda, não tens de ter vergonha disso.
 
5. Faz um horário. Se sabes que tens muita coisa para fazer e o tempo parece que nunca chega, a melhor coisa que tens a fazer é um horário semanal com as obrigações a horas fixas: as aulas, o estudo, a hora do ginásio, as explicações, etc. Tudo o resto deve ser incluído no tempo livre. Depois é preciso aprender desde cedo a dizer “não” aos amigos e “sim” ás tuas responsabilidades, pois assim poderás escolher as companhias que mais te agradam e que têm objectivos semelhantes aos teus.
 
6. Tem actividades extra. Não é por só te dedicares aos estudos que vais ter boas notas. Deves ter uma ocupação extra, que ocupe entre 1 a 6 horas por semana, para te manteres saudável e libertares o stress, pois assim estarás mais predisposto quando chegar a hora do estudo. O desporto é uma óptima actividade!
 
7. Procura dormir as horas necessárias para o teu bem-estar e equilíbrio, pois o descanso é a base para uma mente saudável e para ter mais motivação para tudo. É essencial dormir pelo menos 7 horas por noite, pois o organismo precisa de repor o que se perdeu durante um longo dia. 
 
Caso não durmas o suficiente, no dia seguinte a tua memória e atenção estarão mais debilitadas e o teu rendimento será menor. Também é de notar como se dividem as horas de sono... é mais saudável dormir da meia-noite às 7 da manhã do que das 3 da manhã às 10 da manhã (por exemplo, apesar de ser o mesmo número de horas). A alimentação também é muito importante, pois o teu organismo deve ter todos os nutrientes essenciais para que consigas ter um bom rendimento na escola. Na altura de mais stress bebe um chá quentinho antes de dormir, faz milagres!
 
8. Sê feliz e tem amigos. O facto de andares triste e sozinho só faz com que a certo momento te sintas cada vez mais no fundo do poço e já não tenhas vontade e força para nada. Nem sempre estamos felizes, mas é bom ter alguém com quem conversar e a quem possamos também ouvir.
 
Deves escolher para ter do teu lado pessoas com objectivos semelhantes aos teus, caso contrario terás muitos desentendimentos, o que acabará  por te prejudicar.
 
Estudar será tão mais agradável quanto for entendido como uma necessidade e um ponto de partida para ter mais oportunidades, por isso, todos os bons alunos devem pensar:
 
* Estudo porque preciso para ser alguém;
* Estudo para me superar a mim mesmo e tentar ser o melhor;
* É bom estudar, porque traz conhecimento e cultura;
* Ter conhecimento é sinónimo de tirar um curso e, por isso, ter um emprego para me sustentar; 
* É bom tirar boas notas, sentir orgulho pelo nosso trabalho; 
* Eu tenho um objectivo, e o mais importante é cumpri-lo, sem me desiludir a mim mesmo.
 
Porque para se ter beleza, também é preciso ser feliz!
 
Não há maior riqueza no mundo que cultivar o conhecimento, já que ele é a base de todo o sucesso pessoal e a porta de saída para descobrir o mundo com mais qualidade e segurança.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

A dieta “infalível” para este verão!



-

Precisa de um “jeitinho”? Conheça outros hábitos (muito) portugueses!



-

Para avançar, é preciso “virar a página”!



-

Aprenda “a ser importante” para os outros



-

“A Internet está a tornar-nos mais estúpidos?”



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Nota de Pesar do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

Nota de Pesar do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos do Algarve integram rede de suporte básico de vida

Unidades hoteleiras e empreendimentos turísticos do Algarve integram rede de suporte básico de vida

ver mais
 
Nota de Pesar da Câmara Municipal de Faro pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

Nota de Pesar da Câmara Municipal de Faro pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

ver mais
 
Nota de Pesar do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

Nota de Pesar do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve pelo falecimento do Dr. Larguito Claro

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio