siga-nos | seja fã
PUB
 

Quer ter mais saúde? Reduza a carne!

Quer ter mais saúde? Reduza a carne!
Imprimir Partilhar por email
20-05-2015 - 11:58
Reduzir o consumo de carne e encontrar alternativas mais saudáveis é a sugestão dos especialistas que acreditam que uma alteração na dieta pode ser um ponto a favor do bem-estar.
 
Para além de ser mais fácil controlar a ingestão diária de calorias, a opção pelos legumes, frutas e peixe é sempre uma sugestão a considerar quando se saúde se fala.
 
Se há quem defenda a substituição total da carne, há quem aposte na sua redução. Uma publicação no Independent avança cinco razões para excluir carne da sua alimentação e adotar um novo estilo de vida.
 
A ‘segunda-feira sem carne’ (ou ‘meat free Monday’) é já uma tendência nas redes sociais e espelha a preocupação das pessoas em seguir um estilo de vida mais saudável e que exclua os alimentos considerados prejudiciais à saúde.
 
A carne não é prejudicial e muitos médicos e nutricionistas defendem o seu consumo, mesmo que moderado, devido ao leque de nutrientes que porta. Contudo, é importante compreender que não comer carne é também um hábito saudável e que pode trazer benefícios à saúde.
 
E por isso mesmo o The Independent listou cinco boas consequências positivas na saúde que a exclusão de carne e uma dieta vegetariana trazem:
 
1. Uma dieta vegetariana é, por norma, rica em potássio e baixa em sódio. O potássio (presente em vegetais, grãos, frutas e legumes) é amigo da pressão do sangue, do colesterol e do coração, reduzindo os riscos de ataque cardíaco.
 
2. Ter um estilo de vida saudável focado numa alimentação equilibrada é uma forma eficaz de prevenir o aparecimento dos mais variados tipos de cancro. Para o The Independet, quanto mais colorido estiver o seu prato, mais forte será a sua tentativa de prevenção contra a doença. A fibra dietética, comum entre os vegetarianos, é uma ótima aliada na prevenção do cancro do colon.
 
3. Optar por alimentos de origem vegetal ajuda à diversidade das bactérias boas existentes no organismo e associadas à boa saúde. Estes alimentos reforçam o sistema imunológico, reduzem os riscos de inflamação, regulam o trânsito intestinal e controlam o apetite.
 
4. Uma dieta farta em alimentos de origem vegetal e pobre em gorduras fornece ao corpo o ‘combustível’ necessário para estabilizar os níveis de açúcar no sangue e assim ajudar no tratamento e prevenção de doenças como a Diabetes do tipo 2.
 
5. As frutas, legumes e vegetais são um autêntico poço de vitaminas, minerais e antioxidantes, isto é, os principais amigos de uma pele saudável, brilhante e sem manchas.
 
 
 
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Faça um teste à sua maturidade emocional



-

Descubra “o poder curativo” da praia



-

Ainda há sentimentos por explicar. Descubra-os!



-

Como encontrar o equilíbrio em 10 passos



-

Leve saúde para a praia: invista em lanches saudáveis!



PUB
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Quarteira:Cimpor assinala "Dia do Bem-Fazer 2017" na Fundação António Aleixo

Quarteira:Cimpor assinala "Dia do Bem-Fazer 2017" na Fundação António Aleixo

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Catarina Martins de volta ao Algarve com passagens por Faro, Olhão e Portimão

Catarina Martins de volta ao Algarve com passagens por Faro, Olhão e Portimão

ver mais
 
IPDJ do Algarve incentiva à participação na campanha #Beactive Portugal

IPDJ do Algarve incentiva à participação na campanha #Beactive Portugal

ver mais
 
No Dia Mundial do Turismo turistas do Aeroporto de Faro vão ser fotografados

No Dia Mundial do Turismo turistas do Aeroporto de Faro vão ser fotografados

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio