siga-nos | seja fã
PUB
 

Quando são “elas” a fazer o pedido de casamento

Quando são “elas” a fazer o pedido de casamento
Imprimir Partilhar por email
27-03-2015 - 23:23
A questão pode ainda causar alguma crítica por parte das mentalidades mais conservadoras que acreditam que, “o sucesso de uma relação amorosa depende da iniciativa do homem”, no entanto, na sociedade atual, cada vez são menos as mulheres que se preocupam com esses aspetos culturais.
 
Para a psicóloga Anice Rassi, do Centro de Análise do Comportamento (SP), tanto o homem como a mulher têm o direito e o dever de se envolver na relação, nos objetivos e planos que querem desenvolver a dois, razão pela qual, o pedido de casamento é uma mera formalidade que não tem de ser cumprida forçosamente por um dos géneros.
 
A mesma especialista defende que, “as mulheres que conseguem dar o primeiro passo no pedido de namoro ou de casamento, fazem parte de uma lista cada vez maior de ‘guerreiras’ que ultrapassaram os condicionalismos culturais, os medos e os preconceitos e que se envolvem no seu relacionamento como uma causa que a ambos diz respeito. Ficar à espera que o homem tenha essa iniciativa, é o mesmo que assumir que a mulher não faz parte desse compromisso conjugal”.
 
Efetivamente as opiniões dividem-se quando de tradição se fala, pois ainda são muitas as famílias que defendem a importância de esperar que seja o homem a dar o primeiro passo. Há mesmo quem acredite que, se assim não for, o homem não estará preparado para assumir essa responsabilidade.
 
Nesse ponto em concreto a psicóloga Maria da Graça Silva, da Clínica Interação (SP), acredita que, essa tendência de conferir ás mulheres uma maior liberdade face ao pedido de casamento também tem a ver com uma atitude masculina cada vez mais comum. "Os homens estão acomodados ao conforto do lar dos pais e, por isso, demoram mais tempo a sair de casa, o que é acentuado por outras questões, como o grande medo de assumir responsabilidades e de ter que lidar com uma mulher independente. Talvez por isso, no passado se tenha defendido que, só quando o homem se sente preparado, é que se deve avançar para o casamento”.
 
No entanto, a especialista realça que, “a realidade pode ser encarada de ambas as formas. A mulher que se sente preparada e interessada em dividir a sua vida e um conjunto de objetivos com aquele homem, pode e deve tentar abreviar o processo, mesmo correndo o risco de ser negada”.
 
Por norma, os homens fazem esse pedido também quando acreditam que não vão ser rejeitados, afirma a psicóloga.
 
A mulher pode seguir o mesmo exemplo ou tentar compreender, através dessa sua atitude mais arrojada, se o futuro marido está preparado para lidar com a sua independência, ousadia e capacidade de decisão, o que pode facilitar o desenvolvimento da relação.
 
Sabendo dos medos dos homens, mais facilmente as mulheres lhes podem dar essa coragem ou fazer com que tomem consciência desses constrangimentos que estão a fazer adiar o “sim” para uma vida a dois.
 
Muitas mulheres dizem partir para o pedido de casamento com um sentido de segurança e fazendo um “teste” ao futuro marido. Se ele estiver disposto a enfrentar o novo desafio a partir do seu ato de coragem, provavelmente estará pronto para estar ao seu lado em muitos mais momentos de vida. 
 
No sentido contrário, “ficamos logo a saber que não podemos contar com aquele tipo de pessoa para alimentar os nossos sonhos, ambições e projetos de vida. Nada se perde com um “não”. Ganha-se experiência e conquista-se o homem ideal numa futura oportunidade!”
 
Do lado masculino, as reações têm sido de surpresa, medo e satisfação. Para os mais “modernos”, o pedido de casamento feito por uma mulher “dá-nos ma coragem diferente, pois se ela se sente preparada, eu também me sinto mais seguro”. Muitos homens assumem que, “quando são elas a acreditar no sucesso da relação, mais facilmente nós acreditamos também e deixamo-nos levar pelas suas orientações, pois no fundo, estamos habituados a que as nossas mães nos ajudem. Sendo elas a dar o primeiro passo, temos a mesma confiança e mais facilmente desenvolvemos novas caraterísticas e potencialidades. 
 
O mundo é cada vez mais das mulheres, nós temos perdido algum terreno e temos de aprender com elas novas formas de vida e de viver o casamento”.
 
Há ainda quem acredite que, “quando uma mulher desperta interesse por nós, isso quer dizer que reunimos essas qualidades, mesmo que ainda não as tenhamos descoberto. Então será uma boa oportunidade para iniciarmos um projeto em conjunto. Afinal é homem só se prepara para o casamento quando casa e lhe são dadas exigências e desafios”.
 
Muitos homens defendem que as mães podem facilitar a tarefa acentuando o papel da mulher dentro de casa e, “mostrando que elas acabam por se responsabilizar por um conjunto de tarefas, logo estão mais preparadas para nos ensinar e levar ao seu conhecimento”.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Afinal, os amigos não são para sempre!



-

A “ciência” do aperto de mão



-

Com o S. Valentim à porta, saiba como melhorar a sua relação



-

É Demissexual?



-

Descubra os “segredos” das pessoas mais felizes do mundo



PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Escola de Condução C.C.S
Escola de Condução para Motociclos e Veículos Ligeiros.
ver mais
 
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

Polícia Marítima fiscaliza atividade de venda ambulante em Albufeira

ver mais
 
Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

Câmara Municipal cede terreno para a nova "casa" da Polícia Judiciária em Portimão

ver mais
 
Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

Com o «Guia Algarve» da RTA tenha "à mão" 200 eventos em junho

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio