siga-nos | seja fã
PUB
 

Psicoterapia

Imprimir Partilhar por email
08-08-2013 - 17:34
Aos métodos terapêuticos clínico-psicológicos que procedem a formas de intervenção da psicologia clínica, dá-se o nome de Psicoterapia.
 
O objectivo da aplicação destes métodos é a influência relativamente aos transtornos psíquicos que ocorrem no ser humano. 
 
Estes transtornos podem decorrer em diversos níveis, sendo os mais frequentes aqueles que surgem no âmbito das funções psíquicas como: a percepção, a memória, ou a aprendizagem. 
 
Os seus sintomas são detectados a partir dos padrões de funcionamento (representados por síndromes e diagnósticos) e no âmbito dos sistemas interpessoais que afectam a vida familiar, conjugal, profissional e outras. 
 
Assim, o termo psicoterapia está ligado ás intervenções psicológicas direccionadas aos padrões de funcionamento e aos sistemas interpessoais e menos com as direccionadas ao funcionamento das funções psíquicas. 
 
Todas as formas de intervenção clínico-psicológicas têm em comum a utilização de meios psicológicos, que são direccionados para um fim específico. Baseiam-se no campo teórico da psicologia e são praticadas por pessoal especializado num determinado contexto formal. 
 
Características da Psicoterapia: 
 
Apesar das suas diferentes aplicações; em função das necessidades do paciente, a base da psicoterapia é comum em todos os casos através da: 
- adequação do terapeuta ao paciente; 
- organização e a criação de condições sociais para levar a cabo a terapia; 
- relacção que se estabelece entre o técnico e o paciente; 
- escolha e aplicação das regras de bom funcionamento da terapia e ajustadas ás características de todos os intervenientes. 
Estabelecida a relação de confiança e de predisposição do paciente, o trabalho processa-se com resultados que se vão verificando progressivamete e não no imediato. 
 
Fases de mudança no paciente: 
 
O processo terapêutico começa, para o paciente, antes da terapia em si e termina somente muito depois de seu término, pelo que se organiza desta forma: 
 
1. Fase: pré-contemplativa ou da despreocupação. 
 
2. Fase: Envolve a tomada de consciência do paciente. 
 
3. Fase de preparação e da tomada de decisão. 
 
4. Fase da acção. 
 
5. Fase da manutenção 
 
6. Fase da estabilidade. 
 
Mecanismos de mudança: 
 
O autor Klaus Grawe em 2005, descreve cinco mecanismos básicos de mudança comuns a todas as escolas psicoterapêuticas: 
1. Relacionamento terapêutico em que a qualidade do resultado de uma terapia é em grande parte influenciada pela qualidade do relacionamento entre o terapeuta e o paciente. 
 
2. Activação de recursos. A psicoterapia auxilia o paciente a mobilizar a força interna que possui para realizar a mudança necessária e estabilizá-la. 
 
3. Actualização do problema: a psicoterapia expõe o paciente ao seu padrão normal de comportamento, como modo de tornar esses padrões conscientes e modificáveis. 
 
4. Esclarecimento motivacional ou Clarificação e transformação de interpretações: a psicoterapia beneficia a clarificação das ambiguidades e os conflitos na experiência pessoal do paciente, ajudando-o a encontrar um sentido para aquilo que já viveu. 
 
5. Competência na superação dos problemas: a psicoterapia predispõe o paciente para adquirir a capacidade de adaptação à realidade psíquica e social, típica dos transtornos psíquicos. 
Refira-se que, alguns métodos têm por objectivo beneficiar as mudanças intra-pessoais (ao nível das funções psíquicas do indivíduo), outros têm por fim, alcançar mudanças nos sistemas interpessoais disfuncionais (pares, famílias, grupos de trabalho, entre outros). 
 
De acordo com o objectivo da terapia, assim são ajustadas as técnicas a implementar. Existem terapias que promovem a superação do problema, outras que incidem na clarificação dos motivos e objectivos pessoais do paciente, enquanto que outras técnicas tentam enfatizar as potencialidades dando mais importância aos recursos activos do paciente. 
 
Entenda-se que a Psicoterapia tem paulatinamente ganho expressão e reconhecimento pela comunidade científica devido aos resultados alcançados na sua aplicação.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
PUB
 
PUB
 
ÁREA CLIENTES
Allô Pizza
Os apreciadores da verdadeira pizza italiana conhecem a casa, local agradável, bom ambiente e boa-disposição.
ver mais
 
Restaurante Os Arcos
A melhor gastronomia algarvia
ver mais
 
Loja das Taças
Se és campeão a loja das Taças põe-te o Troféu na mão
ver mais
 
 
 
NOTÍCIA MAIS LIDA DO MOMENTO
Chuva poderá “arrefecer” tempo no Algarve

Chuva poderá “arrefecer” tempo no Algarve

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Marítima apreendeu rede de 40 armadilhas em Lagos

Polícia Marítima apreendeu rede de 40 armadilhas em Lagos

ver mais
 
Concelho de Loulé desvenda 7 mil anos da sua história nos Jerónimos

Concelho de Loulé desvenda 7 mil anos da sua história nos Jerónimos

ver mais
 
Totalidade das praias de Olhão já ostenta Bandeira Qualidade de Ouro

Totalidade das praias de Olhão já ostenta Bandeira Qualidade de Ouro

ver mais
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio