Política

PS Algarve disponível para rever capacidade de água para agricultura

 
A cabeça de lista do PS pelo Algarve, diz que os socialistas estão "disponíveis para rever as disponibilidades de água em função do atual nível das barragens e as necessidades hídricas dos agricultores para garantir a próxima colheita. Acho que todos ainda se lembram da ministra Assunção Cristas dizer na última seca que a solução era rezar. Nós temos obras e investimentos em curso para garantir água ao Algarve e a única coisa que a AD diz é que pretende parar o concurso da central de dessalinização. É uma pobreza de espírito confrangedora!"

Jamila Madeira diz partilhar as preocupação dos agricultores. "Na verdade, esta campanha eleitoral termina, sem que nenhum outro partido tenha apresentado uma proposta que não seja aquelas que o Partido Socialista já tem em execução", avançou no dia em que os agricultores do Algarve organizaram uma manifestação pedindo água para o setor primário.
 
Os socialistas recordam que no final de 2019 o Governo avançou com a definição de um plano de eficiência hídrica para o Algarve, identificando um conjunto de prioridades e garantindo 237 milhões de euros do PRR para executar as obras. Registam em comunicado, que "dois campos de golfe passaram a ser regados com água reciclada, as câmaras municipais têm obras para melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição, bem como as associações de regantes em Silves, Portimão e Lagos e o concurso para a construção da central de dessalinização já foi lançado". 
 
Dizem que o que é preciso acelerar a execução das obras aprovadas no Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente a captação de água no Pomarão que permite levar 30 milhões de m3 de água para a barragem de Odeleite e concretizar a ligação do Algarve ao grande lago do Alqueva. 
 
"Não temos tempo para perder. Precisamos de água e as obras têm que estar concluídas até ao final de 2026 ou perdemos o financiamento do PRR. Temos que avançar com a captação de água no Pomarão para a barragem de Odeleite, o estudo da barragem da Foupana e a construção da central de dessalinização, que garante 1/3 do total da água que o Algarve necessita para consumo humano, e avançarmos no barlavento com a ligação do Alqueva à barragem de Santa Clara e da Bravura e no sotavento à barragem de Odeleite", conclui a cabeça de lista do Partido Socialista.